Candiru, o peixe assassino que pode entrar no seu ânus

Esse peixinho, nativo da Amazônia, na verdade é um parasita

Peixe | Reprodução/Entediabo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já publicamos aqui no Mega Curioso matérias sobre animaizinhos que parecem inofensivos, mas que podem ser mortais, e entre essas criaturas figura um peixinho atrevido chamado candiru que, pelas dimensões, nos dá a impressão de ser insignificante. Aliás, considerando a enorme atenção que outro peixe — o pacu, também conhecido carinhosamente como “arranca-bagos” — vem recebendo, talvez seja interessante você saber mais sobre o candiru. Informações do Mega Curioso.

Esse peixinho, nativo da Amazônia, na verdade é um parasita maldito! Ele apresenta um formato alongado semelhante ao das enguias, e normalmente conta com 7 ou 8 centímetros de comprimento, embora alguns exemplares cheguem a medir 40 centímetros. O candiru ganhou notoriedade por ter o inconveniente hábito de penetrar pela uretra ou ânus de banhistas desavisados e por se instalar no interior dos genitais.

Reprodução/Entediabo

O candiru é atraído pela urina e não faz distinção entre homens ou mulheres como ocorre com o pacu, que prefere mordiscar os rapazes. E imagine só o sinistro panorama: ao penetrar pelos “orifícios” dos hospedeiros, o peixinho — que além de ser atrevido se alimenta de sangue! — provoca pequenos cortes e só pode ser removido através de cirurgia, devido ao formato de guarda-chuva de suas nadadeiras. Doeu só de pensar, não é mesmo?

O problema é que em alguns casos as vítimas podem sofrer hemorragias sérias e infecções, além de até morrer por conta da ação do parasita. Apesar de muita gente acreditar que os ataques do candiru não passam de lendas urbanas, a verdade é que existem vários registros sobre vítimas desse monstrinho. Aliás, segundo o portal G1, em 2012 pelo menos quatro pessoas foram “invadidas” pelo candiru e precisaram de hospitalização urgente.

Portanto, para evitar encontros desagradáveis com o peixinho atrevido, uma das precauções é bem parecida à tomada com respeito aos ataques do pacu “arranca-bagos”, ou seja, nada de entrar em rios nu. Além disso, evite nadar com calções e biquínis folgados e, na hora de fazer xixi, saia da água!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES