Capital da Indonésia está afundando e governo criará outra

Boa parte da população local usa água subterrânea para as necessidades do dia-dia e isso está afetando o solo.

| Sopa/Images/Getyy Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma cidade debaixo d'água e não estamos falando de qualquer cidade: uma metrópole com mais de 10 milhões de habitantes começa a afundar. Alguns habitantes, então, perdem as suas casas, ou passam a ter de conviver com a água, cada vez mais poluída, invadindo seu lares. Nos próximos 30 anos, a expectativa é de que 90% da região norte dessa cidade esteja submersa. Não, essa descrição não foi tirada do enredo de um filme-catástrofe – é a realidade de Jacarta, capital da Indonésia. Da Super Interessante.

Localizada na ilha da Java, sudeste da Ásia, Jacarta é o centro político e financeiro do arquipélago indonésio, formado por mais de 17 mil ilhas, mas sofre há décadas com o problema da inundação. E na última segunda (26), o governo do país anunciou uma “solução”: transferir a capital de lugar construindo uma cidade. Sim, da mesma forma que Brasília foi levantada no centro-oeste brasileiro.

Cidade desaparecerá em breve. Foto:Sopa/Images/Getyy Images.

A futura capital será construída na parte indonésia da ilha de Bornéu (que abriga também Malásia e Brunei), em um projeto que custará US$ 34 bilhões e levará 10 anos para ser concluído. De acordo com o presidente, Joko Widodo, a escolha do local é estratégica. “Fica no centro da Indonésia e próximo a áreas urbanas”, disse ele, em um pronunciamento oficial.

Por que a cidade está afundando?

A história de Jacarta e sua localização geográfica explicam o fenômeno. A cidade litorânea fica em uma região pantanosa – 13 rios passam por lá. Além disso, boa parte da população local usa água subterrânea para as necessidades do dia-dia, desde cozinhar até para beber.

Tudo isso faz com que o solo tenda a perder sustentação e afundar, o que na geologia é chamado de subsidência. Em Jacarta, esse é um problema difícil de resolver: o rápido e desgovernado crescimento da cidade acabou por transformá-la em uma das áreas urbanas mais populosas do mundo. São 30 milhões de pessoas, contando com a região metropolitana, e 60% dos moradores retiram água do subsolo.

A área mais afetada é a região norte da cidade. North Jakarta fica mais próxima ao oceano, e seus quase dois milhões de habitantes sofrem com o problema há anos. Estima-se que algumas regiões já desceram 4 metros em relação ao mar desde os anos 1970.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, uma parte dessa região submerge a uma taxa de 25 centímetros por ano. Outras regiões de Jacarta afundam em taxas menores, mas igualmente rápidas.

Vale dizer que Jacarta não é a única cidade do mundo a afundar. Fatores como a extração de água subterrânea, movimento de placas tectônicas e aquecimento global, que eleva o nível dos oceanos, podem colocar outros lugares em situações parecidas. Segundo destaca a CNN, Pequim (China), Lagos (Nigéria) e Houston, Nova Orleans e Washington (EUA) já apresentam algum nível de afundamento.

Como será a nova capital?

O projeto ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento indonésio. O presidente defende que, com a nova cidade, será possível resolver o problema de Jacarta. Transferir a administração pública, segundo ele, reduziria a pressão em cima da metrópole, que sofre com problemas como superpopulação, pobreza, poluição e congestionamento. O local escolhido seria mais seguro, com menos incidência de eventos como terremotos e tsunamis.

Mas há controvérsias. Parte da população defende que o governo, ao invés de criar uma nova cidade, deveria concentrar esforços (e investimentos) para resolver a situação das áreas mais afetadas. Além disso, ambientalistas estão preocupados com o impacto ambiental do projeto.

A ilha de Bornéu é a terceira maior do arquipélago (mas uma das menos povoadas) e lar de uma grande reserva florestal. A promessa do governo é que a capital planejada funcione com energia verde, com impacto positivo para o ambiente. Em contrapartida, há quem diga que levar milhões de pessoas para lá alteraria o ecossistema da região, dificultando a vida de espécies nativas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES