Carro voador é aprovado em testes e recebe certificação para voar; vídeo

O modelo, equipado com um motor BMW, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave.

Carro voador é aprovado em testes e recebe certificação para voar; vídeo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O "AirCar", um carro que se transforma em avião, foi aprovado em testes na Eslováquia e recebeu o Certificado de Aeronavegabilidade da autoridade de transporte local após completar 70 horas de voos e mais de 200 decolagens e aterrissagens.

O modelo, equipado com um motor BMW e que funciona com gasolina comum, precisa de 2 minutos e 15 segundos para se transformar em uma aeronave. Ao contrário dos protótipos de drone-táxi existentes, ele não consegue decolar e pousar verticalmente, e requer uma pista de decolagem e aterrissagem.

Segundo a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto, os testes realizados seguem os padrões da EASE (Agência Europeia de Segurança da Aviação). 

AirCar, modelo de carro voador criado pela empresa Klein Vision, da Eslováquia — Foto: Divulgação/Klein Vision 

“Os desafiadores testes incluíram série de manobras de voo e desempenho e demonstraram uma surpreendente estabilidade estática e dinâmica no modo de aeronave”, disse a Klein Vision, empresa responsável pelo projeto.

O carro voador é capaz de transportar duas pessoas, com um limite de peso combinado de 200 kg.

Em julho passado, o veículo realizou um voo de 35 minutos entre os aeroportos internacionais de Nitra e Bratislava, na Eslováquia. No ar, o veículo atingiu a velocidade de cruzeiro de 170 km/h.

A empresa por trás do AirCar afirma que o protótipo levou cerca de dois anos para ser desenvolvido e custou "menos de 2 milhões de euros" (R$ 11 milhões) em investimento.

Outras iniciativas

O mercado de carros voadores é promissor: em 2019, a consultora Morgan Stanley previu que o setor poderia valer US$ 1,5 trilhão em 2040.

A empresa britânica Bellwether recentemente fez uma demonstração de um protótipo do seu veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês), que é uma aeronave similar a um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar.

O que chama atenção no Volar é o seu visual, que lembra o de carros voadores de filmes de ficção científica.

Outro projeto similar é o da fabricante chinesa XPeng, que fez um modelo que se parece com um carro superesportivo "de verdade", mas tem asas e hélices para subir aos ares.

Fabricantes como a Embraer, com sua marca EVE, também estão com projetos no segmento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES