“Carta do Diabo” escrita por freira possuída é lida após 300 anos

Os especialistas analisaram as 15 linhas produzidas pela religiosa

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Escrita a exatos 341 anos, uma carta deixada por uma freira supostamente possuída pelo demônio foi recentemente decifrada por pesquisadores italianos. A religiosa, rebatizada como Maria Crocifissa della Concezione após trocar o nome Isabella Tomasi, fazia parte do mosteiro de Palma di Mantechiaro, localizado na Sicília, em 1676, quando alegou ter recebido a presença do Diabo. Ela contou ter acordado coberta de tinta com a carta a sua frente. Ela teria então sido possuída e obrigada a escrever as palavras.

Desde então, estudiosos do país vêm tentando decifrar a enigmática mensagem deixada pela freira, que contêm, dentre símbolos do alfabeto grego, caracteres árabes.

Com ajuda de um programa encontrado na "deep web", a equipe do Centro de Ciência Ludum, em Catania, conseguiu decodificar a mensagem. "Nós utilizamos o software com grego antigo, árabe, alfabeto rúnico e latim", contou Daniele Abete, diretora do centro ao "The Times", afirmando que, conscientes de que a freira tinha profundo conhecimento em linguística, acreditam que a carta tenha sido escrita em uma língua inventada por ela mesma.

Por fim, os especialistas analisaram as 15 linhas produzidas pela religiosa e descobriram que seu conteúdo discute a relação entre homens, Deus e Satanás. Dentre as mensagens escritas, Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo são descritos como "pesos mortos". "Deus pensa que ele pode libertar mortais", afirma a carta, dizendo ainda que Deus foi inventado pelos homens e "esse sistema não funciona para ninguém".

"Eu pessoalmente acredito que a freira tinha um bom domínio de linguística, o que a permitiu inventar o código e talvez tenha sofrido de esquizofrenia, o que a faz imaginar diálogos com o Diabo", finalizou Daniele Abate.

Atualmente, a carta original está exposta na torre da Categral de Agrigento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES