Casa Gucci: conheça a polêmica história por trás da marca de grife - Filme

Em meio a um legado marcado por tensão, um assassinato evidenciou apenas evidenciou o glamour, as traições e as disputas familiares. - Filme

Slide 1 de 4
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Filme

No final deste mês, novembro, o aclamado diretor Ridley Scott (Blade Runner 2049Alien Covenant) vai levar para os cinemas a polêmica história por trás da grife de luxo Gucci, focando no chocante assassinato envolvendo o herdeiro e ex-chefe da marca, Maurizio Gucci (1948-1995), e sua ex-exposa, Patrizia Reggiani, também conhecida como Lady Gucci. Em meio a um legado marcado por tensão, o crime apenas evidenciou o glamour, as traições e as constantes disputas familiares que culminaram na criação de uma das maiores referências nos anais da moda.

Nascido em 1881, Guccio Gucci, fundador original da marca, veio de uma família de fabricantes de artigos de couro em Florença (Itália) e sentiu a primeira atração por artigos de luxo em 1897, quando trabalhava como porteiro no Savoy Hotel, em Londres. De volta à terra natal, ele investiu tudo que tinha para aprimorar seu talento como criador de peças de bagagem voltadas para a elite, e assim fundou, em 1921, a loja que carregou seu nome, com sede na Via della Vigna Nuova (Roma).

À medida que a empresa foi crescendo e outros países europeus tiveram acesso à marca, Gucci adicionou itens de seda, sapatos de couro e bolsas de mão a seu portfólio, mas viu o embargo causado pela Primeira Guerra Mundial (1914-1918) afetar a distribuição de materiais considerados essenciais para a fabricação dos produtos. Logo, artigos de couro foram parcialmente substituídos por pequenas peças de diamantes, que acabariam simbolizando a assinatura da companhia de luxo.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Gucci voltou a se erguer no cenário comercial e reformulou totalmente seu conceito, passando a adotar o bambu japonês e a pele de porco como principais componentes dos artigos, anunciando as famosas listras verdes e vermelhas como fundo do design da logomarca. Quinze dias antes da morte de Guccio, em 1953, a Gucci tinha aberto sua primeira filial nos Estados Unidos e, com isso, o negócio foi passado para os três herdeiros de sangue: Aldo, Vasco e Rodolfo.

Foi então que, com a morte de Vasco Gucci, em 1974, a Era de Ouro da Gucci começou a entrar em derrocada, e as primeiras intrigas entre os irmãos Aldo e Rodolfo, que dividiram os negócios igualmente entre si, repercutiram de uma forma sem precedentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 4
SEÇÕES