mais

Casal captura 10 escorpiões no quintal de casa

Acidentes com o bicho aumentam no período do verão

Um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que na regional de Araraquara, que compreende 24 cidades, 1.554 pessoas foram picadas por escorpião em 2019, o que representa um aumento de 10,5% em relação a 2018. As informações são do Cidade On.

Crédito: reproduçãoCrédito: reprodução

O número é superior à media do estado que teve um aumento de 5,5%. No total, 32,6 mil pessoas foram picadas em todo estado.

10 escorpiões em 1 dia

Os relatos de capturas de escorpião são comuns em Araraquara. O analista de suporte Deivid Edson achou 10 em apenas um dia no quintal da sua casa em Araraquara.

A maioria filhotes com menos de 5 centímetros. A quantidade assustou a ele e a esposa Jessica Graziele de Abreu Coelho, que está grávida.

"Me deixou preocupada porque pode entrar em casa e sabe se lá o que pode acontecer", afirmou Jessica .

Acidentes aumentam no verão

De acordo com o biólogo do Centro de Tratamento Regional de Acidente por Animais Peçonhentos de Araraquara (Centrap), Israel Aparecido Joaquim, os acidentes com escorpiões costumam a aumentar no verão que é quente e chuvoso e época de reprodução.

"Os escorpiões mais comuns na região são o marrom, na zona rural, e o amarelo, na urbana, que é o que causa mais acidente", afirmou.

Orientações

Em casos de acidentes por animais peçonhentos, como os escorpiões, a população deve procurar o serviço de saúde mais próximo. Em Araraquara há soro antiescorpiônico na UPA da Vila Xavier. 

"Deve-se procurar atendimento o mais rapidamente possível, principalmente crianças, idosos e pessoas com problemas cardíacos e hipertensos. Se não conseguir capturar o inseto é bom tirar uma foto para ajudar na identificação", orientou Joaquim.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail