Ceará deve produzir combustível sustentável para aviação

Em seminário realizado na sexta-feira (7), foi discutida a implantação no Ceará da primeira planta de bioquerosene para aviação do mundo

| Ascom Cegás
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (07), representantes do Governo do Ceará, do Governo Federal e Governo da Alemanha estiveram reunidos para discutir a geração de combustíveis alternativos para aviação. Na ocasião foi apresentado o ProQR, programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), articulado com o governo alemão, que tem como objetivo desenvolver projetos de combustíveis alternativos sem impactos climáticos para a aviação. Como resultado, deve ser implantada no Ceará, em até três anos, a primeira planta piloto do mundo de produção de querosene sustentável para aviação.

O evento mobilizou pesquisadores e empresas, sendo organizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Fraport e GIZ, Agência de fomento e inovação da Alemanha. O encontro aconteceu no auditório da Companhia de Gás do Estado do Ceará (Cegás). A programação teve início com a apresentação do secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante, e do Presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo. Ambos falaram da importância do evento no contexto mundial e de que maneira o Ceará pode ser pioneiro na produção de combustíveis alternativos para a aviação.

O representante do Ministério, Rafael Menezes, explicou sobre o ProQR, desenvolvido em parceria com o governo da Alemanha, mencionando a importância da articulação entre governos, academia e iniciativa privada para o desenvolvimento de uma tecnologia disruptiva e de impacto neutro para o meio ambiente e para a sociedade brasileira.

O workshop tem o objetivo de desenvolver um arranjo institucional para implantar a primeira planta piloto de combustíveis alternativos para a aviação. A ideia dessa planta piloto é implantar uma rede de energia elétrica renovável (eólica ou solar) para produzir hidrogênio e para produzir o bioquerosene de aviação com as especificações que superem as exigências da regulação mundial. Com o arranjo institucional montado para a implantação do ProQR deve ser implantada no Ceará em até três anos, a primeira planta piloto do mundo de produção de querosene de aviação.

“A ideia é produzir a primeira planta de querosene sustentável de aviação. A importância é que há uma demanda global, pois a aviação tem que ter 1% de todo o querosene consumido de origem renovável. Hoje, ainda não existe nada assim no mundo. Portanto, seríamos os primeiros a produzir querosene de aviação, digamos que é um biodiesel para a aviação”, explica Júlio Cavalcante, da Sedet.

Ascom Sedet - Texto



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES