Cemitério de submarinos na Rússia ameaça explodir

Conhecida popularmente como cemitério de submarinos, a região é chamada de Mar de Kara e funciona como uma espécie de lixão para os reatores.

Rússuia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pode parecer absurdo, mas você sabia que existem centenas de submarinos abandonados no norte da Rússia? Mais do que isso: eles estão no fundo do oceano! Há décadas, submarinos que funcionam como reatores nucleares foram abandonados no mar. Alguns deles ainda estão cheios de combustível e podem explodir a qualquer momento!

Conhecida popularmente como cemitério de submarinos, a região é chamada de Mar de Kara e funciona como uma espécie de lixão para os reatores. Porém, o problema é que é apenas uma questão de tempo até que a água alcance o urânio. Com isso, uma explosão incontrolável de radiação seria liberada no Ártico, prejudicando habitats naturais.

Submarino (Foto: Times)

Cemitério de submarinos pode prejudicar todo o Oceano

Para que você tenha uma ideia do dano que poderia ser causado, a explosão radioativa seria quase 7 vezes pior do que a bomba derrubada em Hiroshima. Além disso, a explosão não seria controlada e poderia assolar milhares de quilômetros no oceano.

As primeiras preocupações surgiram em 2013, com uma reportagem da BBC. Além disso, o The Guardian também já descreveu o cemitério de submarinos como um desastre natural esperando para acontecer. Embora todos os especialistas concordem que o Mar de Kara está prestes a sofrer um acidente radiativo, não existe muito o que fazer.

Submarinos na Rússia (Foto: Times)

Isso porque os reatores já passaram por décadas de corrosão, o que torna a exploração com outros submarinos muito perigosa. A esperança é que, com o avanço da tecnologia, submarinos mais fortes e duradouros sejam construídos e possibilitem missões de recuperação dos detritos. Porém, como já dissemos, não existem meios de saber se e quando os tanques de combustível podem explodir.

O que você achou dessa curiosidade surpreendente – e perigosa – sobre o cemitério da Rússia? Deixe seu comentário no espaço abaixo e aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES