“Cemitério” no mar Negro poderia solucionar mistério da Arca de Noé

A zona morta do mar Negro poderia ajudar a solucionar a origem da história bíblica da Arca de Noé.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Localizado nas profundezas do mar Negro, próximo da Bulgária, o cemitério de navios possui 60 embarcações naufragadas datados do período entre 400 a.C. até o século XIX. Vale destacar que o local possui pouco oxigênio e, por isso, as estruturas de madeira das embarcações não se deterioram com o passar do tempo, de acordo com o tabloide Daily Star. As informações são do Sputnik.

O local foi encontrado com a ajuda de um sonar e de veículos subaquáticos de controle remoto, que permitiram aos arqueólogos criar modelos 3D de cada um dos naufrágios.

FOTO / DR RODRIGO PACHECO-RUIZ/UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON

Para os geólogos marinhos William Ryan e Walter Pitman, o dilúvio mencionado na Bíblia teria tido sua origem no mar Negro, há 7.600 anos. No entanto, eles acreditam que o derretimento das calotas polares foi gradual e que elevou o nível do Mediterrâneo a pouco e pouco, transformando um pequeno lago de água doce no Mar Negro que hoje conhecemos.

Agora, os cientistas esperam compreender a teoria do dilúvio de Noé através de amostras de solo subaquático da "zona morta". O principal objeto do estudo seria encontrar evidências que expliquem a catastrófica e repentina inundação global.

FOTO / DR RODRIGO PACHECO-RUIZ/UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON

Entretanto, a Drª. Zdravka Georgieva afirma que "os geofísicos e outros especialistas do Centro Oceanográfico de Southampton acreditam que não há evidências que apoiem a teoria da elevação brusca do nível do mar", ou seja, o nível teria aumentado, mas gradualmente.

FOTO / DR RODRIGO PACHECO-RUIZ/UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON

FOTO / DR RODRIGO PACHECO-RUIZ/UNIVERSIDADE DE SOUTHAMPTON



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES