Cerca de 42 milhões de brasileiros sofrem com a calvície

Você sabe a diferença entre calvície e queda de cabelo

| iStock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Fios escassos na cabeça, maior quantidade deles no travesseiro, na escova ou no chão. Logo surge a dúvida: é queda de cabelo ou progressão da calvície?

 A principal diferença entre queda de cabelo e calvície é o volume de fios perdidos. É normal que se perca entre 50 a 100 fios por dia, porém, é preciso estar atento, uma vez que a queda só é considerada natural quando o fio que caiu é substituído por outro que está nascendo. Assim, a quantidade se mantém equilibrada.

O expert em transplante capilar Dr. Thiago Bianco, comenta sobre as características da calvície e as naturais quedas de cabelo:

Calvície

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), no segundo semestre de 2018, cerca de 42 milhões de brasileiros sofreram com a calvície. Dentro deste contexto, um número que chama atenção é o índice de jovens, com idades entre 20 e 25 anos, que estão sofrendo com a queda de fios. Nesta faixa etária, 25% das pessoas são afetadas com a perda de cabelo estimulada por problemas emocionais e/ou genéticos.

Segundo Thiago Bianco, especialista em transplante capilar, quem tem um histórico familiar de calvície está sempre propenso à queda. “Caso perceba a perda de fios, e já saiba do histórico, é importante analisar, junto ao médico especialista, quais são os outros fatores que podem estar contribuindo, e até mesmo acelerando este processo de queda. Pode ser fundo emocional, dietas rígidas, ou mesmo a utilização de certos tipos de medicamentos, entre outros”, explica.

 Queda de cabelo

A perda de fios pode estar ligada a vários fatores, sendo os mais frequentes: estresse, distúrbio hormonais, deficiência de vitaminas e minerais, anemia, etc.

Diferente do que muitos pensam, em um indivíduo, mesmo com a saúde em dia, o cabelo continua crescendo e caindo em um ciclo sem fim. Muitas situações podem alterar o equilíbrio deste ciclo capilar e provocar a queda de cabelo.

 A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo ainda com o bulbo. “A queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até causas emocionais. Por isso, é sempre necessária a ajuda de um médico quando se nota que os fios estão caindo mais que o normal, isto é, cerca de 100 fios por dia”, conclui Bianco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES