Cerveja engorda? Saiba quando e como incluir a bebida na rotina

Se há uma coisa em que a maioria das pessoas pode concordar, é que cerveja é uma delícia.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Se há uma coisa em que a maioria das pessoas pode concordar, é que cerveja é uma delícia. Especialmente depois de um treino cansativo. Mas para aqueles que estão tentando perder peso — ou apenas mantê-lo –, exagerar na dose pode prejudicar os benefícios do cross-training. Afinal, cerveja engorda , certo? As informações são do IG.

Talvez não: uma nova pesquisa da Espanha mostra que o consumo regular de cerveja não influencia nos resultados da composição corporal daqueles que realizam exercícios do tipo HIIT.

O estudo, publicado na revista Nutrients, acompanhou 72 pessoas ao longo de 10 semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos: sedentários e os que faziam HIIT .

Enquanto os participantes do grupo de sedentários tiveram que consumir álcool, aqueles que estavam no do HIIT puderam escolher se queriam ou não. Os que escolheram beber receberam cerveja (com teor alcóolico de 5,4%) ou água com gás misturada com vodka. Aqueles que não optaram por beber receberam cerveja não alcoólica ou água com gás comum.

Durante cinco dias por semana, os homens do grupo de treinamento HIIT beberam aproximadamente 325 ml (ou de cerveja ou de água com vodka) no almoço e jantar. Já as mulheres ingeriram essa mesma quantidade apenas no jantar.

As sessões de HIIT foram realizadas dois dias por semana (um total de 40 a 65 minutos cada aula) a uma taxa de esforço percebido (EPR) de 8 ou mais em uma escala de 1 a 10 — em outras palavras, uma intensidade muito difícil.

Os pesquisadores mediram a composição corporal de todos (massa corporal, circunferência da cintura, razão cintura/quadril, gordura abdominal e densidade óssea) no início e no final do período de estudo de 10 semanas. E foram por à prova: cerveja engorda mesmo com treinos de alta intensidade?

Cerveja engorda ou atrapalha os resultados?

Nenhum dos grupos experimentou alterações negativas na composição corporal. Além disso, todas as pessoas do grupo de treinamento HIIT — mesmo as que beberam álcool — perderam gordura corporal e ganharam massa muscular magra.

“Não é de surpreender que o treinamento HIIT tenha desencadeado essas mudanças no corpo. Pesquisas anteriores são bastante claras de que o treino pode ajudar a estimular a queima de gordura e a desenvolver músculos”, disse Cristina Molina-Hidalgo, da Universidade de Granada.

“Mas por que o álcool não alterou a perda de peso ? Tudo se resume a quantas calorias você ingere versus quantas queima”, explica Amy Goodson, especialista em dietética esportiva.

“As mudanças na composição corporal geralmente ocorrem com a melhoria dos padrões alimentares e um treino regular. O álcool pode fazer parte de um padrão alimentar saudável. Mas deve estar dentro das necessidades totais de calorias de alguém”, disse ela.

“Muitas vezes, quando as pessoas consomem álcool — com ou sem exercício — e não levam em consideração as calorias adicionais , o ganho de peso ocorre, levando a efeitos negativos na composição corporal geral”.

O estudo não analisou como os participantes estavam comendo durante esse período. Frequentemente, quando as pessoas iniciam um novo programa de exercícios, elas também começam a se alimentar de maneira mais saudável, explica Amy.

Se esse for o caso dos participantes, isso poderia ter um papel importante na melhoria da composição corporal. Comer de maneira mais saudável teria dado a eles um pouco mais de espaço para adicionar algo mais calórico no cardápio. Como beber cerveja , mas sem exagerar nas calorias — o contrário pode levar ao ganho de peso.

Conclusões

Além disso, Amy ressalta, o estudo incluiu indivíduos que não treinavam antes. “Portanto, é provável que as melhorias na composição corporal e na massa muscular se devam ao início de um programa de treinamento HIIT de 10 semanas. E não estejam relacionadas à ingestão de álcool”. Beber cerveja por si só não ajudará você a queimar gordura ou construir músculos — essa função é da dieta e dos exercícios.

A proposta, no entanto, parece se alinhar com algo que enfatizamos o tempo todo: moderação. As pessoas podem, de fato, viver uma vida normal durante um treinamento.

“Se essa vida normal incluir beber cerveja em quantidades moderadas enquanto come, é possível fazer isso (se você gosta, é claro) sem afetar seu progresso”, disse Molina-Hidalgo.

Apenas não exagere, isso pode prejudicar seus objetivos de perda de peso e sua saúde. “A ingestão moderada de álcool pode ser incluída em uma dieta saudável ”, diz Amy. Mas certifique-se de seguir as recomendações da American Heart Association (AHA), que está de acordo com o quanto os participantes do estudo consumiram. Para as mulheres, não beba mais do que uma bebida (325 ml de cerveja ou 147 ml de vinho) por dia. Para os homens, o limite é o dobro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES