Cerveja no frio? conheça 5 tipos adequados para baixas temperaturas

Quando se pensa em cerveja no Brasil, a primeira imagem que vem à cabeça é o consumo da bebida associado ao calor. Conheça cinco tipos de cerveja propícios para beber em climas mais frios

cerveja | Reprodução-Unsplash
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se pensa em cerveja no Brasil, a primeira imagem que vem à cabeça é o consumo da bebida associado ao calor. Fora do País, nem sempre é assim que acontece. Em regiões mais frias, como Estados Unidos e Canadá, há destaque para a ingestão de cervejas mais adequadas ao clima diferente.

Em estabelecimentos nestas regiões, é comum o consumo de cervejas com cores escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico. Se você precisar viajar para lugares mais frios, dentro e fora do Brasil, confira abaixo cinco tipos de cervejas feitos para beber no frio.

Em lugares mais frios, é comum o consumo de cervejas com cores escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico. (Foto: Reprodução-Unsplash)

Golden Strong Ale

As cervejas do tipo Golden Strong Ale têm aromas frutados, sabores agridoces e cor dourada, além de maior quantidade de malte, lúpulo e álcool. Na boca, o sabor amargo e seco pode mascarar o teor alcoólico, que varia entre 7 a 12%.

Bock

Com cores mais amarronzadas, quase pretas, as cervejas do tipo alemão Bock têm predominância do malte tostado em seu aroma e seu sabor. Assim, pode resultar em experiências picantes e caramelizantes.

Quadrupel

Tipo mais alcoólico e encorpado, o Quadrupel tem cervejas de cor de caramelo escuro e sabor mais adocicado (disfarçando a quantidade de álcool) de frutas secas.

Tripel

De origem bela, esse estilo tem o prefiro “tri” em referência à quantidade de vezes que a água é transcorrida pela caldeira de grãos. De cor mais clara e espuma cremosa, as cervejas desse tipo podem ser confundidas com as Golden Strong Ale, mas têm sabores mais acentuados, com notas de banana, pera e laranja, e aromas mais chamativos que lembram cravo, mel e pimenta.

Russian Imperial Stout (RIS)

A origem deste tipo de cerveja tem ligação com o inverno. Trabalhadores portuários ingleses criaram esta bebida para se recuperar de expedientes cansativos; pouco depois, a rainha russa Catarina II provou a cerveja em visita à Inglaterra e quis importar para seu reino.

Ao chegar no império russo, a bebida havia estragado e, para ser recuperada, os russos adicionaram mais lúpulo e álcool, resultando em uma cerveja com mais corpo e maior teor alcoólico.

Atualmente, as cervejas do tipo Russian Imperial Stout (RIS) têm amoras similares ao do café e do chocolate devido ao malte torrado, um dos ingredientes. Sua cor é escura e sua espuma é mais densa, enquanto o teor alcoólico fica em torno de 12%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES