mais

Cerveja no frio? conheça 5 tipos adequados para baixas temperaturas

Quando se pensa em cerveja no Brasil, a primeira imagem que vem à cabeça é o consumo da bebida associado ao calor. Conheça cinco tipos de cerveja propícios para beber em climas mais frios

Quando se pensa em cerveja no Brasil, a primeira imagem que vem à cabeça é o consumo da bebida associado ao calor. Fora do País, nem sempre é assim que acontece. Em regiões mais frias, como Estados Unidos e Canadá, há destaque para a ingestão de cervejas mais adequadas ao clima diferente.

Em estabelecimentos nestas regiões, é comum o consumo de cervejas com cores escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico. Se você precisar viajar para lugares mais frios, dentro e fora do Brasil, confira abaixo cinco tipos de cervejas feitos para beber no frio.

Em lugares mais frios, é comum o consumo de cervejas com cores escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico. (Foto: Reprodução-Unsplash)Em lugares mais frios, é comum o consumo de cervejas com cores escuras, encorpadas e com maior teor alcoólico. (Foto: Reprodução-Unsplash)

Golden Strong Ale

As cervejas do tipo Golden Strong Ale têm aromas frutados, sabores agridoces e cor dourada, além de maior quantidade de malte, lúpulo e álcool. Na boca, o sabor amargo e seco pode mascarar o teor alcoólico, que varia entre 7 a 12%.

Bock

Com cores mais amarronzadas, quase pretas, as cervejas do tipo alemão Bock têm predominância do malte tostado em seu aroma e seu sabor. Assim, pode resultar em experiências picantes e caramelizantes.

Quadrupel

Tipo mais alcoólico e encorpado, o Quadrupel tem cervejas de cor de caramelo escuro e sabor mais adocicado (disfarçando a quantidade de álcool) de frutas secas.

Tripel

De origem bela, esse estilo tem o prefiro “tri” em referência à quantidade de vezes que a água é transcorrida pela caldeira de grãos. De cor mais clara e espuma cremosa, as cervejas desse tipo podem ser confundidas com as Golden Strong Ale, mas têm sabores mais acentuados, com notas de banana, pera e laranja, e aromas mais chamativos que lembram cravo, mel e pimenta.

Russian Imperial Stout (RIS)

A origem deste tipo de cerveja tem ligação com o inverno. Trabalhadores portuários ingleses criaram esta bebida para se recuperar de expedientes cansativos; pouco depois, a rainha russa Catarina II provou a cerveja em visita à Inglaterra e quis importar para seu reino.

Ao chegar no império russo, a bebida havia estragado e, para ser recuperada, os russos adicionaram mais lúpulo e álcool, resultando em uma cerveja com mais corpo e maior teor alcoólico.

Atualmente, as cervejas do tipo Russian Imperial Stout (RIS) têm amoras similares ao do café e do chocolate devido ao malte torrado, um dos ingredientes. Sua cor é escura e sua espuma é mais densa, enquanto o teor alcoólico fica em torno de 12%.


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail