Cerveja tem mesmos benefícios para o coração que o vinho

O consumo deve ser de até um copo por dia para as mulheres e dois para os homens

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com especialistas da área da nutrição, a cerveja é tão saudável quanto o vinho – se consumida de forma moderada. Ou seja, até um copo por dia para as mulheres e dois para os homens. A diferença dos benefícios está no tipo de bebida: o vinho tinto é melhor do que o vinho branco. Já a cerveja artesanal é mais benéfica do que a tradicional. As informações são do Notícias ao Minuto.

E quais são as vantagens de cada uma delas? A ciência explica:

Vinho

A fama do vinho como uma bebida saudável não é nova. Na década de 1980, pesquisadores notaram que os franceses mantinham uma dieta mais rica em gordura saturada e colesterol e, ainda assim, apresentavam taxas mais baixas de doenças cardíacas e morte prematura do que o esperado para pessoas com dietas gordurosas.

Ao investigar a alimentação, os cientistas chegaram a uma conclusão: o vinho era o fator de proteção. Uma das primeiras pesquisas que confirmou essa tese foi publicada em 1992. Segundo a equipe que pesquisou, o consumo de vinho e outros tipos de álcool poderia prevenir ou reduzir bloqueios nas artérias. Alguns anos depois, outro estudo descobriu que beber vinho reduzia o risco de morte precoce.

Perante os resultados surpreendentes, os cientistas decidiram investigar o porque do vinho ser benéfico. Um trabalho de 2006 identificou uma possível causa: o reveratrol. De acordo com a equipe de investigação, a uva é composta de polifenóis – substâncias com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Entre os polifenóis mais importantes estaria o resveratrol – muito presente no vinho tinto. Por causa desta descoberta, surgiu a crença de que o vinho tinto era mais saudável do que o branco.

Cerveja

Mais recentemente cientistas alimentares decidiram analisar consumidores de cerveja cuja dieta era saudável. Os resultados mostraram que em quantidades moderadas a cerveja é tão benéfica para o coração quanto o vinho tinto. “O vinho tinto tem sido a bebida alcoólica mais estudada. No entanto, estudos epidemiológicos e ensaios clínicos recentes revelam relações semelhantes para a cerveja”, afirmou Demóstenes Panagiotakos, da Universidade Harokopio, na Grécia, à revista Time. 

Um estudo anterior já havia descoberto que o consumo de cerveja artesanal é melhor para reduzir a incidência de doenças cardíacas e diabetes, comparativamente à cerveja tradicional e outros tipos de bebidas alcoólicas, incluindo o vinho tinto. A explicação para esse resultado está relacionada ao fato de que a versão artesanal não é pasteurizada nem filtrada e, portanto, contém uma maior quantidade de compostos vegetais, leveduras, bactérias, vitaminas e minerais com maior potencial benéfico para a saúde. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES