Céu do mês: Urano e chuva de meteoros se destacam em outubro

Oposições favorecem observação de Marte e Urano no mês em que o início da era espacial é celebrado. Confira os principais fenômenos celestes selecionados pelo astrofísico e colunista Gustavo Rojas

Chuva de meteoros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste mês, comemora-se o início da era espacial. Em 4 de outubro de 1957, o satélite soviético Sputnik tornou-se o primeiro objeto fabricado pelo homem a ser posto em órbita da Terra. 

Nas décadas seguintes, a exploração espacial avançou freneticamente. Hoje, os foguetes e sondas terrestres já exploraram planetas, asteroides e cometas, e a astronomia espacial ampliou nosso conhecimento do Universo como um todo. 

Chuva de meteoros (Imagem: WIKimedia)

Daqui da Terra, podemos celebrar essas conquistas observando alguns belos fenômenos celestes, com destaque para a conjunção entre Marte e a Lua, e a chuva de meteoros Orionídeos.

Calendário celeste

Dia 2

Marte raspa na Lua

Pelo terceiro mês consecutivo, Marte e Lua ficam lado a lado no céu, numa conjunção muito próxima. No Chile e Argentina, será possível observar uma ocultação, com a Lua passando exatamente em frente ao planeta vermelho.

Dia 13

A noite dos marcianos

Nessa noite, temos a oposição de Marte, quando o planeta atinge sua posição mais favorável para observação. Com magnitude -2,5, é facilmente identificável pelo intenso brilho vermelho, e é o astro mais brilhante do céu noturno depois da Lua.

Dia 21

Poeira do Halley

Os meteoros Orionídeos são provocados pela poeira deixada pelo cometa Halley em suas passagens anteriores. Procure um local de céu escuro, e olhe para o leste a partir da meia noite. Reserve pelo menos uma hora para a observação.

Dia 31

O Sétimo Planeta

Urano foi o primeiro planeta descoberto na era moderna, por William Herschel, em 1781. No último dia de outubro, o distante mundo atinge sua oposição e, com isso, se posiciona de maneira mais favorável para ser observado com telescópios. Procure entre as estrelas Hamal e Menkar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES