China testa aeronave hipersônica capaz de viajar o mundo em uma hora

Modelo Starry Sky-2 poderia atingir quase seis vezes a velocidade do som e ser usado para transportar mísseis

China testa aeronave hipersônica capaz de viajar o mundo em uma hora | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Enquanto os bilionários Jeff Bezos e Richard Branson conquistaram os holofotes em sua corrida espacial nos últimos dias, a China realizava testes bem-sucedidos de uma aeronave hipersônica capaz de viajar a qualquer lugar do mundo em apenas uma hora - alguns minutos a mais do que o tempo médio da ponte aérea Rio-São Paulo.

O modelo, conhecido como Starry Sky-2, completou seu primeiro voo na última sexta-feira em um local não revelado no noroeste chinês, conforme divulgou nesta semana a Academia Chinesa de Aerodinâmica Aeroespacial.

A nave poderá atingir quase seis vezes a velocidade do som e ser usada para transportar mísseis. Novos detalhes expostos recentemente indicam que o modelo terá 45 metros, cerca de um terço a mais de comprimento em comparação a um Boeing 737-70.

A aeronave chinesa Starry Sky 2 poderia viajar o mundo em apenas uma hora Foto: Reprodução 

Além disso, terá dois motores montados na parte superior de fuselagem.

Segundo o cronograma, espera-se concluir os testes para verificar todos os componentes-chave do voo até 2025. A previsão inicial é de que a China já opere uma frota a partir de 2035, transportando dez pessoas. 

Uma década depois, o país pretende levar mais de 100 passageiros nos aviões. Apesar de seu tamanho, há pouco espaço para acomodar pessoas em seu interior.

Pesquisadores estão conduzindo testes para avaliar o desempenho da aeronave em altitudes elevadas. Os cientistas encontraram pontos vulneráveis no avião que exigem proteção extra, segundo o jornal chinês South China Morning Post.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES