Chocolate e refrigerante: amigo ou inimigo dos dentes?

Especialista comenta se o consumo desses alimentos pode ou não ser bom para sua saúde bucal

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 

Todo mundo já sabe que o refrigerante é um grande vilão na alimentação, principalmente para quem vive de regime e preocupado com a balança. Mas, além disso, é também muito prejudicial à saúde bucal. “Os ácidos e subprodutos do açúcar presentes nos refrigerantes desgastam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries”, explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva.

Uma pesquisa feita por Cláudia Fushida e Jaime Cury, da Universidade Estadual de Campinas, constatou que houve uma correlação significativa entre a freqüência de ingestão do refrigerante e a porcentagem de perda de dureza, sendo de 0,97 para o esmalte e de 0,72 para a dentina”. As pessoas que participaram da pesquisa bebiam refrigerante de uma a oito vezes por dia.

“O refrigerante causa perdas proporcionais e irreversíveis na estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina”, conclui Dr. Alessandro.

A seguir, o cirurgião buco maxilo facial dá algumas dicas:

- Substitua o refrigerante por bebidas diferentes, que contenham menos açúcar e ácido, dando preferência para a água e opções de sucos naturais.

- Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

- Use creme dental e solução para bochecho com flúor.

 

- Reduza o consumo de refrigerantes, alimentos ácidos ou medicamentos para prevenir o desgaste dos seus dentes.

 Já para os chocólatras de plantão, a boa notícia é que o chocolate amargo faz bem para a saúde geral e bucal. Além de ser a melhor opção para quem quer perder peso e não quer cortar o doce, ele também auxilia na higiene dos dentes.

“O ideal é sempre pensarmos que quanto menos açúcar, melhor para a saúde bucal, porque o ingrediente acelera a atividade bacteriana na “placa” formada sobre os dentes, onde ficam os restos de alimentos e bactérias”, explica o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva. Além disso, por conter alto teor de cacau rico em flavonóides com propriedade antioxidantes e antiinflamatórias, reduz o risco de doenças cardiovasculares e também é “liberado” em doses pequenas nas dietas.

O especialista cita ainda alguns alimentos que deixam os dentes brancos e fortes:

- Queijos, leite e iogurte

- Maça, pêra, morango

- Espinafre, pepino, cenoura e brócolis

- Salmão, frango e ovo

- Chiclete sem açúcar

- Castanha do Pará e noz

“Claro que independente do chocolate ou alimento, não devemos deixar de higienizar a boca da forma mais tradicional: escovando bem os dentes da matéria correta pelo menos 3 vezes ao dia”, alerta Alessandro. É importante ressaltar também a importância das visitas ao seu dentista periodicamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES