Chorar ajuda a evitar doenças psicossomáticas; saiba mais

Se você não se sente bem em chorar na frente de qualquer pessoa, procure aquelas nas quais tem maior confiança para deixar as lágrimas rolarem, seja de tristeza ou de alegria.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O choro é uma expressão mais que comum na realidade humana. Para os bebês é a única forma de demonstrar que estão com dor ou fome. Apesar de ser algo completamente normal, a cultura brasileira não aceita muito bem esta atitude. As informações são do Extra.

— Conforme os anos vão passando, ganha novos contextos e significados tanto pessoais, quanto culturais e históricos. Na Grécia antiga, por exemplo, os homens podiam chorar, mas as mulheres eram mal vistas caso derramassem alguma lágrima — afirma psicologa Mariza Baumbach.

Muitas pessoas evitam chorar para não demonstrarem certa fraqueza. Mas quem se faz de durão ou durona demais pode acabar jogando contra a própria saúde. É assim que a ansiedade e doenças psicossomáticas podem surgir.

Divulgação

— O nosso corpo é uma panela de pressão. Cada pessoa tem uma válvula de escape para soltar as emoções, e para algumas isto ocorre por meio do choro. Mas, se você não falar, não chorar, não colocar aquele sentimento para fora, seu corpo pode “explodir”, gerando doenças que não tem explicação. Quanto mais você engole o choro, mais você somatiza — explica a psicologa Michele Silveira.

O choro é uma atitude capaz de desencadear no outro emoções que — em algumas vezes — se transformam também em lágrimas. Por conta disso, as especialistas lembram que é possível que pessoas usem o choro para tirar vantagem.

— Muitos usam o choro como uma forma de manipulação, seja adulto ou criança, isto é comum de acontecer — finaliza.

Lágrimas que fazem bem

Se você sentir vontade de chorar, chore. Não se sinta envergonhado nem ache que as pessoas pensarão mal de você

Evite pensar que é uma demonstração de fraqueza

Chorar é um mecanismo natural do corpo humano. Expressar suas emoções não faz de você uma pessoa fraca, só lhe torna mais humano

Procure pessoas de confiança

Se você não se sente bem em chorar na frente de qualquer pessoa, procure aquelas nas quais tem maior confiança para deixar as lágrimas rolarem, seja de tristeza ou de alegria

Busque ajuda psicológica

acompanhamento psicológico poderá ajudá-lo(a) a entender os motivos que o levaram a sentir dificuldades de expressar suas emoções e consequentemente chorar. A terapia poderá auxiliar no processo de mudança de postura diante de situações de fortes emoções



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES