Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Churrasco brasileiro entra para o Guiness ao servir 23 mil porções

A meta era servir, em um período de oito horas, ao menos 20 mil porções de carne bovina assadas em carvão ou lenha e com volume que não poderia estar abaixo dos 100g nem acima dos 150g.

Compartilhe
Google Whatsapp

No último dia 16 a capital do estado de Goiás, Goiânia, foi palco de um festival gastronômico que tinha uma missão audaciosa: bater o recorde de maior churrasco de carne bovina do mundo. Alguns dos mestres churrasqueiros mais famosos do Brasil, empresas do setor, duplas sertanejas e cerca de quarenta mil apaixonados por churrasco vieram de todo o Brasil para contribuir para a realização da façanha. As informações são do Giro do Boi.

A meta era servir, em um período de oito horas, ao menos 20 mil porções de carne bovina assadas em carvão ou lenha e com volume que não poderia estar abaixo dos 100 g nem acima dos 150 g.

As anotações foram feitas por uma equipe com cerca de 120 voluntários, sendo uma parcela com formação na área gastronômica, para pesar as porções em uma balança de precisão e anotar em uma planilha os dados com o volume e o horário em que foram servidas.

Crédito: Alisson Demetrio

Para que o recorde fosse batido, o evento precisou seguir uma série de regras rígidas, que foi além do tamanho da porção e da observação atenta do grupo de jurados voluntários, conforme explicou Camila Borenstain, adjudicadora do Guinness World Records presente no festival. “50% só do preparo da carne podem ser feitos antes do evento porque nós não compactuamos com desperdício de comida, então eles precisa ver com o decorrer do evento a preparação para o número de pessoas que está aqui”, acrescentou a juíza oficial da tentativa.

“O BBQ Mix é um festival de churrasco em que o Marquinhos (Araújo), que é o idealizador e dono do festival, além de criar isto, teve a ideia de bater o recorde como sendo o maior churrasco do mundo. E assim foi feito. Foi montada uma superestrutura […] e várias estações, são cerca de 50 estações de churrasco de várias carnes, mas para o Guinness vale somente a carne bovina. Hoje são quase 12 toneladas de carne juntando todas elas”, apresentou Anselmo Troncoso, diretor artístico do festival.

“Mais ou menos em 2000 foi feita uma pesquisa que mostrava que a música sertaneja, o modo sertanejo, o agronegócio, chegaria depois de 2010 como a principal área econômica do país e chegaria como o principal estilo musical do país e aí está feito. Nós estamos chegando em 2020 realmente com a música sertaneja estourada, o agronegócio super importante, mais que isso, fundamental para o nosso país, para as exportações, para a manutenção do país e, sem dúvida alguma, essa conexão que a gente tem entre música sertaneja e agronegócio existe em qualquer lugar”, disse Troncoso sobre a proposta do festival.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar