Churrasco brasileiro entra para o Guiness ao servir 23 mil porções

A meta era servir, em um período de oito horas, ao menos 20 mil porções de carne bovina assadas em carvão ou lenha e com volume que não poderia estar abaixo dos 100g nem acima dos 150g.

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 16 a capital do estado de Goiás, Goiânia, foi palco de um festival gastronômico que tinha uma missão audaciosa: bater o recorde de maior churrasco de carne bovina do mundo. Alguns dos mestres churrasqueiros mais famosos do Brasil, empresas do setor, duplas sertanejas e cerca de quarenta mil apaixonados por churrasco vieram de todo o Brasil para contribuir para a realização da façanha. As informações são do Giro do Boi.

A meta era servir, em um período de oito horas, ao menos 20 mil porções de carne bovina assadas em carvão ou lenha e com volume que não poderia estar abaixo dos 100 g nem acima dos 150 g.

As anotações foram feitas por uma equipe com cerca de 120 voluntários, sendo uma parcela com formação na área gastronômica, para pesar as porções em uma balança de precisão e anotar em uma planilha os dados com o volume e o horário em que foram servidas.

Crédito: Alisson Demetrio

Para que o recorde fosse batido, o evento precisou seguir uma série de regras rígidas, que foi além do tamanho da porção e da observação atenta do grupo de jurados voluntários, conforme explicou Camila Borenstain, adjudicadora do Guinness World Records presente no festival. “50% só do preparo da carne podem ser feitos antes do evento porque nós não compactuamos com desperdício de comida, então eles precisa ver com o decorrer do evento a preparação para o número de pessoas que está aqui”, acrescentou a juíza oficial da tentativa.

“O BBQ Mix é um festival de churrasco em que o Marquinhos (Araújo), que é o idealizador e dono do festival, além de criar isto, teve a ideia de bater o recorde como sendo o maior churrasco do mundo. E assim foi feito. Foi montada uma superestrutura […] e várias estações, são cerca de 50 estações de churrasco de várias carnes, mas para o Guinness vale somente a carne bovina. Hoje são quase 12 toneladas de carne juntando todas elas”, apresentou Anselmo Troncoso, diretor artístico do festival.

“Mais ou menos em 2000 foi feita uma pesquisa que mostrava que a música sertaneja, o modo sertanejo, o agronegócio, chegaria depois de 2010 como a principal área econômica do país e chegaria como o principal estilo musical do país e aí está feito. Nós estamos chegando em 2020 realmente com a música sertaneja estourada, o agronegócio super importante, mais que isso, fundamental para o nosso país, para as exportações, para a manutenção do país e, sem dúvida alguma, essa conexão que a gente tem entre música sertaneja e agronegócio existe em qualquer lugar”, disse Troncoso sobre a proposta do festival.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES