Chuva de meteoros do Cometa Halley terá pico nesta terça

Para residentes de regiões tropicais, como o Brasil, Eta Aquáridas deve ser a melhor chuva de meteoros do ano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por quase todo o mês de maio, acontecerá uma chuva de meteoros chamada Eta Aquáridas. A atividade máxima da chuva está prevista para acontecer na madrugada dessa terça-feira, dia 5, mais precisamente a partir da 01h46 da manhã – quando a constelação de Aquário surge. A chuva é considerada um “presente” deixado pelo cometa Halley, que passa pela Terra a cada 75 anos (a próxima passagem será em 2061).

Olhar digital

O pico será entre os dias 5 e 6 de maio, e a Eta Aquáridas se encontrará até o dia 28 do mês próxima da estrela Eta Aquariid, que é a mais brilhante da constelação de Aquário. Especialistas apontaram, porém, que a observação a olho nu do fenômeno deve ser atrapalhada por conta da luz lunar, que estará forte pelos próximos dias. Além disso, o calendário marca uma Lua cheia para a madrugada do dia 7 de maio, às 7h45.

Ainda assim, a chuva de meteoros poderá ser observada no Brasil. Marcelo de Cicco, astrônomo do Observatório Nacional, acredita que, caso o indivíduo queira tentar ver a chuva de meteoros durante a madrugada, o tempo gasto pode não ser em vão: “Mesmo com a Lua atrapalhando nestes períodos, vale a pena passar a madrugada observando, a partir de meia-noite, pois é possível que haja uma atividade acima da usual”, diz Cicco, em nota.

Os especialistas aconselham os fãs de eventos como esse a acordarem cerca de uma hora antes do nascer do Sol – quando a atividade deve estar mais visível a olho nu. É possível saber que horas o Sol irá nascer em sua cidade pesquisando a pergunta no Google, ou utilizando aplicativos como “Bússola” para dispositivos móveis.

De acordo com Cicco, os meteoros em questão podem ter uma frequência de 60 meteoros por hora, e o hemisfério sul é o local mais favorecido para a visualização do evento – a região recebe o dobro de meteoros em comparação ao hemisfério norte.

Comparados com estrelas cadentes, os meteoros Eta Aquáridas devem sofrer uma redução em sua quantidade de detritos visíveis, passando de 35 meteoros/hora para 15 meteoros/hora, por conta da superlua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES