Ciclone se aproxima e coloca RS sob alerta meteorológico

Segundo alerta da MetSul, o ciclone deve alcançar o estado entre esta terça (30) e a quarta-feira (1°)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um ciclone com ventos fortes e temporal deve atingir o Rio Grande do Sul nas próximas horas. O fenômeno é conhecido como "ciclone bomba", segundo alerta a MetSul, e deve alcançar o estado entre esta terça (30) e a quarta-feira (1°). As informações são do Notícias ao Minuto.

Queda de árvores e destelhamentos são esperados. Além disso, há uma possibilidade, ainda que baixa, de neve nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina, na região do Planalto Sul, segundo a Metsul. A temperatura deve cair em todo o estado, e a chuva deve chegar a toda região Sul.

"Trata-se de um ciclone que ocorre quando há uma frente fria associada a um centro de baixa pressão", diz o meteorologista Gilsane Costa Pinheiro, do CPPMET (Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas) da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas).

Ciclone se aproxima e coloca RS em alerta meteorológico

De acordo com Pinheiro, o fenômeno é comum nesta época do ano. A frente fria, que já atinge o Rio Grande do Sul, vem da Argentina, enquanto o centro de baixa pressão se desloca do Paraguai, explica a meteorologista.

"Tivemos calor histórico há poucos dias, e estamos tendo incursão de uma potente massa de ar polar. 'Ciclones bomba' são muito comuns no norte da Europa e no nordeste dos Estados Unidos e também são gerados pelo contraste de temperatura. Na América do Sul, eles geralmente se formam em latitudes mais ao Sul do que está se formando. Esta é a condição atípica", disse Estael Sias, meteorologista, em vídeo divulgado pela MetSul.

Outra característica atípica, segundo Sias, é a velocidade de formação do fenômeno. O ciclone pode influenciar o tempo também do Sudeste. Os ventos podem superar os 100km/h segundo Sias. Em Porto Alegre, os ventos podem chegar a 80km/h.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES