Cidade cataloga DNA em cocô de cães para punir donos

Os moradores já são a favor da ideia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um polêmico projeto que envolve a criação de um banco de DNA de cães de estimação para acelerar a punição de seus donos, em caso de localização de fezes nas vias urbanas, pode ser implementado na cidade de Beziers, no sul da França. A ideia partiu do próprio prefeito, Robert Menard, que submeteu o projeto ao conselho municipal para aprovação.

A iniciativa conta que cientistas poderão analisar o material localizado durante a limpeza urbana e multar automaticamente do dono do cão em 32 euros em cada ocorrência – o equivalente a R$ 120.

“É uma medida de senso comum. Os moradores já são a favor da ideia, porque ela vai fazer com que a cidade fique mais limpa e ainda economizar dinhiero”, disse o prefeito ao jornal britânico Daily Mail, em meio a críticas que consideram a proposta desproporcional ou mesmo sem validade legal.

Juízes de Montpellier, no entanto, classificaram a lei como desproporcional às demandas esperadas no que diz respeito a saúde e segurança públicas, mas não a consideram ilegal, autorizando a criação do banco de DNA, mas apenas do material orgânico encontrado no centro da cidade, em vez de um cadastramento obrigatório de todos os animais. A discussão final sobre a questão será levada ao equivalente à Câmara dos Vereadores da cidade francesa para as últimas definições.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES