Ciência explica os motivos de ficarmos com bafo após comer alho

Existem alguns alimentos que podem ajudar a atenuar o odor.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como acontece com o bacon, outro ingrediente mágico que tem o poder de deixar tudo mais gostoso é o alho. Aliás, ele tem algumas vantagens sobre o saboroso, pois, além de espantar vampiros, esse famoso ingrediente também tem diversas propriedades medicinais. Contudo, tal como acontece com alguns remédios, o alho também tem um efeito colateral: o bafo! Mas você sabe por que é que ele aparece?

De acordo com a American Chemical Society, existem quatro compostos voláteis no alho — o dialil dissulfeto, sulfeto de metil-alilo, dissulfeto de metil-alilo e alilo mercaptana —, três deles do enxofre, que seriam os responsáveis por provocar o famoso bafinho. O mais curioso é que esses compostos só aparecem depois que os dentes são cortados ou triturados.

Aroma inconfundível

Quando isso ocorre, ou seja, quando a estrutura do alho é danificada, a aliina presente nos dentes é convertida em alicina — a culpada pelo característico cheirinho —, e é a degradação da alicina que dá origem aos outros quatro compostos que já mencionamos. Desses quatro, o sulfeto de metil-alilo é o que demora mais tempo para ser metabolizado pelo nosso organismo.

Primeiro esse composto é absorvido pelo trato gastrointestinal e, depois, entra na corrente sanguínea. O sulfeto de metil-alilo é excretado por alguns órgãos, especificamente os rins, pulmões e a pele, e organismo pode demorar até 24 horas para eliminar esse composto completamente. Mas, o que podemos fazer para aliviar o aroma de alho que parece grudar em nós?

Antídotos naturais

Estudos apontaram que existem alguns alimentos que podem ajudar a atenuar o odor ligeiramente, como o leite, maçã, espinafre, a menta e a salsinha. Seu mecanismo de ação ainda não é completamente compreendido, mas os pesquisadores acreditam que talvez sejam as enzimas presentes nesses produtos que ajudam a degradar os compostos voláteis do alho.

Mas, antes que você dirija a sua ira contra os elementos que provocam o característico bafo, saiba que eles estão relacionados com as propriedades antibacterianas do alho. Compostos orgânicos contendo enxofre — como o dialil sulfeto, dialil dissulfeto e dialil trissulfeto, presentes nos dentes de alho — são capazes de penetrar através da membrana celular de bactérias e se combinar com algumas enzimas e proteínas, danificando sua estrutura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES