Ciência explica por que nos acalmamos com uma respirada profunda

Resposta está nos neurônios

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Brigou com o namorado? Respire fundo. Teu chefe te deu aquela chunchada? Respire fundo. O dia não acaba? Respire fundo. A paciência já foi pro beleléu? Respire fundo.

Você já reparou que dar uma bela de uma respirada profunda pode ser o melhor dos calmantes? Esse comportamento instintivo é bastante usado em momentos de raiva ou em movimentos de ioga como forma de afastar o estresse e trazer um pouco mais de tranquilidade à mente. Agora, a Ciência parece ter finalmente compreendido como essa prática é capaz de nos relaxar.

Na década de 1990, pesquisadores encontraram um grupo de 3 mil neurônios que monitoram a maneira como a gente respira, retransmitindo os dados para o cérebro e dizendo qual é o nosso estado de espírito. Só que esse mecanismo não era muito claro, por isso um novo estudo tentou analisá-lo mais uma vez. Para isso, os cientistas procuraram descobrir quais são os genes mais ativos nessa região de neurônios, a fim de compreender se existe alguma explicação genética.

Primeiramente, eles inativaram 175 desses neurônios na mesma área cerebral de camundongos para ver qual seria o resultado. No começo, nada aconteceu; porém, com o tempo, os animais passaram a ficar cada vez mais calmos e com a respiração mais lenta e controlada.

Acredita-se que a ausência desses neurônios foi capaz de neutralizar a área do cérebro responsável pela agitação e pela excitação. Esse conjunto de 175 células neurológicas foi apelidado de “neurônios pranayama”, fazendo referência a um termo da yoga que fala da nossa fonte de energia – a saber, o “prana”.

Ainda não se sabe se nos humanos o funcionamento é idêntico, mas tudo leva a crer que sim. Em breve, novos estudos devem comprovar que esses 175 neurônios analisados podem servir como um intermediário entre nosso estado de espírito e a nossa respiração através da neutralização dos momentos de alerta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES