Cientista explica por que o tempo passa mais devagar na quarentena

Philip Gable e sua equipe desenvolveram um aplicativo para registrar emoções, percepções e comportamentos de moradores do país norte-americano nestes tempos turbulentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Terra leva exatamente 23,9 horas para dar uma volta ao redor de seu eixo, mas talvez você tenha notado que, durante a quarentena, o tempo parece passar mais devagar. Philip Gable, professor associado de Psicologia na Universidade de Delaware, afirma que a Ciência tem uma resposta para essa sensação: a culpa é do nosso estado emocional. As informações são do Mega Curioso.

Gable dedicou 10 anos a pesquisas relacionadas à dinâmica de percepção de tempo e explica que, em seus estudos, chegou à conclusão de que pensamentos negativos tendem a desacelerar a maneira como enxergamos a passagem das horas – e que os positivos, por outro lado, aceleram. Como durante a pandemia acordamos todos os dias esperando por uma verdadeira montanha-russa emocional, bem, aí as coisas se arrastam mesmo.

Graças a uma parceria com a Fundação Nacional da Ciência dos Estados Unidos, o pesquisador e sua equipe desenvolveram um aplicativo para registrar emoções, percepções e comportamentos de moradores do país norte-americano nestes tempos turbulentos.

Reprodução

Baseados em dados mensais, eles foram capazes de rastrear o que acontece com o “relógio interno” das pessoas, explorando o que deu errado e a origem dos problemas. A análise dessas informações mostrou que o tempo nem sempre voa.

Perigos invisíveis

Emoção e motivação estão diretamente ligadas. Se quando nos divertimos tudo parece correr em uma velocidade maior que a desejada, em um acidente de carro, por exemplo, as coisas parecem entrar em um estado de slow motion. Isso ocorre devido a fenômenos chamados “motivação de abordagem” e “motivação de evasão”. Quanto mais a nossa mente se debruça para qualquer um dos lados, mais percebe o tempo de maneira diferente.

De acordo com Gable, ao determinar metas, o cérebro humano se ocupa para atingir o quanto antes o objetivo definido pelo seu dono. Entretanto, ao sentir-se ameaçado, ele desacelera a percepção para sair o mais rápido possível de situações que pareçam danosas.

Considerando todos os riscos gerados pela covid-19, segundo o cientista, é comum, mesmo em atividades cotidianas, permanecer com um sinal de alerta ligado. Aliada a isso, existe ainda a falta de perspectiva de encerramento do cenário, tornando as coisas um pouco mais complicadas.

Claro que nada é definitivo. Conforme vamos nos acostumando ao “novo normal”, fatores como estresse e ansiedade tendem a diminuir, já que a rotina vai sendo adaptada. Ainda assim, para aqueles que sofrem com o tempo arrastado, Gable sugere ações que podem suavizar a situação: praticar exercícios e se dedicar a hobbies. “Seu ritmo pode acelerar o suficiente para você se sentir um pouco melhor”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES