Cientistas alertam para consequências da extinção dos insetos

O declínio de insetos pode afetar negativamente a manutenção do suprimento de alimentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Insetos podem incomodar muita gente, isso é verdade, mas é fato também que as menores criaturas da Terra – mesmo as não tão pequenas assim – são fundamentais para o ecossistema. Para evitar uma catástrofe global relacionada ao desaparecimento dos pequeninos, um grupo de 30 cientistas do mundo todo divulgou um estudo com dicas para preservá-los. As informações são do site Mega Curiosos.

Considerando que poluição, mudanças climáticas, superexploração (como quando utilizados com finalidades ornamentais, farmacêuticas e para alimentação) e perda de habitat são as principais causas para o declínio da população de insetos mundial, o ser humano possui um papel fundamental para frear essa queda.

“Eles fornecem alimento para outros animais e também podem ter um papel significativo no funcionamento dos ecossistemas de água doce, formando um componente-chave na diversidade da vida", afirma Dr. Hil, especialista em ambientes aquáticos e supervisor de projetos de conservação.

Foto: Pixabay 

Ainda de acordo com a pesquisa, insetos contribuem para quatro tipos principais de serviços ecossistêmicos: provisionamento, apoio, regulação e cultural. Por exemplo, são parte da estrutura, fertilidade e dinâmica espacial do solo, assim como de redes alimentares, polinização, troca de nutrientes, supressão de pragas, dispersão de sementes e decomposição de matéria orgânica.

Portanto, o declínio de insetos pode afetar negativamente a manutenção do suprimento de alimentos – incluindo os de seres humanos.

Como podemos ajudar?

A equipe por trás da pesquisa elaborou um pequeno roteiro que qualquer pessoa pode seguir no dia a dia para evitar danos a esses pequeninos. São nove passos simples com ações que mudam pouco ou quase nada no dia a dia, mas que podem auxiliar na manutenção da biodiversidade.

“Com extinções de insetos, perdemos muito mais que espécies. Perdemos abundância e biomassa de insetos, diversidade no espaço e no tempo com consequente homogeneização, grandes partes da árvore da vida, funções e características ecológicas únicas e partes fundamentais de extensas redes de interações bióticas. Tais perdas levam ao declínio dos principais serviços ecossistêmicos dos quais a humanidade depende”, alertam os pesquisadores. 

Por isso, saiba como fazer a sua parte:

  1.  Evite cortar a grama frequentemente.
  2.  Cultive plantas nativas, já que muitos insetos precisam delas para sobreviver.
  3.  Evite pesticidas, pelo menos em seu próprio quintal.
  4.  Esqueça árvores velhas, troncos e folhas mortas, pois são lar de incontáveis espécies.
  5.  Construa pequenos “hotéis” de insetos, com materiais que contenham buracos para servirem de ninhos.
  6.  Reduza sua emissão de carbono, que afeta tanto quanto outros perigos.
  7.  Apoie organizações de conservação, podendo até se voluntariar.
  8.  Não importe animais vivos e plantas ou os libere na natureza, já que podem prejudicar espécies nativas.
  9.  Fique mais atento às criaturas pequenas e cuide do que é frágil.

É importante preservar

Os cientistas fazem um apelo: “Os insetos fornecem serviços essenciais e insubstituíveis, como polinização e decomposição, descoberta de novos medicamentos, indicação da qualidade do habitat e muitos outros. Precisamos de ações urgentes para fechar as principais lacunas de conhecimento e reduzir a extinção de insetos.” 

“É essencial um investimento em programas de pesquisa que gerem estratégias locais, regionais e globais que combatam essa tendência de declínio da população de insetos. As soluções estão disponíveis e podem ser implementadas, mas agora é necessária uma ação urgente para salvarmos o planeta”, finalizam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES