Cientistas brasileiros descobrem oito novas espécies de besouros

Estudo tem sido responsável por apresentar espécies endêmicas, até então desconhecidas, e que estão ameaçadas de extinção

Besouros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) divulgou a descoberta de oito novas espécies de besouros no estado do Espírito Santo, que foram feitas através do projeto Entomofauna do Espírito Santo, que tem o intuito de identificar a grande diversidade de insetos na região. 

Todas as espécies seriam da família Cerambycidae onde, segundo o Incaper, ganharam os nomes de Microibidion fiuzai, Xenofrea mariae, Iquiracetima venturai, Pseudobeta casariae, Adesmus culiki, Xylergates quinquetuberculatus, Xenofrea simplicioi.

Insetos (Foto:Widelsg)

David dos Santos Martins, engenheiro agrônomo e coordenador do projeto, revelou que o estudo tem sido responsável por apresentar espécies endêmicas até então desconhecidas, e que estão ameaçadas de extinção.

“A conservação da diversidade de insetos tem recebido enorme atenção nos últimos anos, com o reconhecimento do papel fundamental que exercem na manutenção dos processos ecológicos nos ecossistemas. Para compreendermos a totalidade dos benefícios dos insetos no equilíbrio ambiental, é necessário identificar as espécies existentes e organizá-las com informações a respeito de seus atributos”, comentou David.

A descoberta dos insetos foi registrada e publicada na revista Papéis Avulsos de Zoologia, criada pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, através de dois artigos científicos. Ambos também estão disponíveis em inglês no site oficial da Biblioteca Rui Tendinha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES