Cientistas criaram pele artificial que pode 'sentir' dor

A pele artificial com sensor de dor criada pelos pesquisadores do RMIT imita as vias nervosas do corpo humano que conectam a pele ao cérebro.

RMIT | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisadores da RMIT University em Melbourne, Austrália, criaram uma pele artificial capaz de sentir e reagir à dor como a pele humana. A equipe tem metas elevadas para a inovação. Eles querem melhorar as próteses e os enxertos de pele, dando às pessoas a capacidade de sentir o ambiente.

 A equipe também sugere que a pele artificial pode “aumentar ou compensar a pele humana pelo desenvolvimento de humanóides realistas”. Recriar uma sensação tão complexa como a dor não é tarefa fácil. Embora ninguém queira sentir dor, é uma ferramenta sensorial extremamente útil que permite aos humanos navegar com segurança pelo mundo. Aqueles com membros protéticos perdem essa habilidade.

Protótipo (imagem: RMIT)

A pele artificial com sensor de dor criada pelos pesquisadores do RMIT imita as vias nervosas do corpo humano que conectam a pele ao cérebro.

“Estamos sentindo coisas o tempo todo através da pele, mas nossa resposta à dor só entra em ação em um determinado ponto, como quando tocamos algo muito quente ou muito afiado”, diz o pesquisador principal Madhu Bhaskaran . “Nenhuma tecnologia eletrônica foi capaz de imitar de forma realista aquela sensação de dor tão humana - até agora.”

O novo dispositivo é capaz de medir mudanças de pressão e temperatura (tanto calor quanto frio). Quando um certo limite é ultrapassado, a pele artificial reage como a pele humana. Os pesquisadores criaram três protótipos e cada um é responsável por sentir dor, temperatura ou pressão. Combinados, o trio é capaz de replicar as várias capacidades de detecção da pele humana.

Ataur Rahman, outro pesquisador da equipe, diz: “Embora algumas tecnologias existentes tenham usado sinais elétricos para imitar diferentes níveis de dor, esses novos dispositivos podem reagir à pressão mecânica real, temperatura e dor e fornecer a resposta eletrônica certa”.

“Isso significa que nossa pele artificial sabe a diferença entre tocar suavemente um alfinete com o dedo ou esfaquear-se acidentalmente com ele - uma distinção crítica que nunca foi alcançada eletronicamente antes”, acrescenta.

É importante ressaltar que o dispositivo é capaz de transmitir sinais na mesma velocidade quase instantânea que os nervos do corpo humano.

Próteses Vivas

Essa descoberta pode ter implicações enormes tanto para a saúde quanto para a robótica. Este último se beneficiaria de sensores capazes de detectar quando os bots estão em perigo, permitindo que eles reajam de acordo . Como a pele artificial pode se comunicar eletronicamente com um robô, não será difícil projetar esse tipo de aplicação.

A interface da pele artificial com o sistema nervoso humano é mais desafiadora. Dito isso, a base necessária para fazê-lo já está presente. Bhaskaran diz: “Precisamos de mais desenvolvimento para integrar esta tecnologia em aplicações biomédicas, mas os fundamentos - biocompatibilidade, elasticidade semelhante à da pele - já estão lá”.

Sensores de pele artificial provavelmente não existirão no mundo real por algum tempo. Isso não torna o progresso da equipe RMIT menos significativo. Seus dispositivos ajudarão a pavimentar o caminho para próteses e enxertos de pele mais inteligentes no futuro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES