Cientistas descobrem 39 galáxias quase tão antigas quanto o universo

Há bilhões de anos, essas galáxias estavam ligadas por buracos negros

Telescópio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Descobrir a fundo como o universo se desenha em um espaço infinito com incontáveis galáxias faz da exploração espacial o ponto chave da astronomia. E foi justamente essa sede por desvendar que fez com que cientistas encontrassem 39 galáxias antigas até então desconhecidas. A informação é do site Mega Curioso.

Utilizando telescópios de ponta, combinando a força de diferentes observatórios espalhados pelo mundo e ainda telescópios espaciais, cientistas descobriram 39 galáxias que se tornaram difíceis de encontrar com o passar dos anos – muitos anos – e à medida que o universo envelheceu. Difícil, mas não impossível. Além de identificá-las, os cientistas descobriram ainda que, há bilhões de anos, essas galáxias estavam intimamente ligadas por buracos negros supermassivos.

Novidade para nós

Segundo o pesquisador Tao Wang, da Universidade de Tóquio, uma das envolvidas no estudo, essa é a primeira vez que um número grande de galáxias maciças foi confirmado desde os primeiros 2 bilhões de anos, dos 13,7 bilhões de anos do universo. "Esta descoberta contraria os modelos atuais para esse período de evolução cósmica e ajudará a adicionar alguns detalhes que estão faltando até agora", complementou.

Telescópios de ponta ajudaram a desvendar imagens que poderiam ter se perdido, como os do ALMA (Atacama Large Millimeter Array), nos Andes chilenos. Com 66 antenas de alta precisão, é o maior projeto astronômico de base terrestre do mundo.

As galáxias descobertas têm uma luz mais fraca, devido à expansão que ocorreu à medida que o universo cresceu, tornando-se “esticada”. Os cientistas tiveram ainda que combater o pó que obscurece a visão das galáxias distantes.

O professor Kotaro Kohno explicou ainda que quanto mais massiva é uma galáxia, mas massivo é o buraco negro em seu coração e a descoberta e o estudo dessas galáxias poderão informar mais sobre a evolução dos buracos negros e a distribuição das próprias galáxias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES