Cientistas descobrem abelhas metade macho metade fêmea

Animal é dividido ao meio

Abelhas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As abelhas podem não ser o bicho mais amigável e preferido das pessoas, por causa da sua dolorosa ferroada. Mas a existência dela e o que ela proporciona para o mundo são coisas, que interferem bastante em nosso cotidiano que talvez você nem saiba. A falta as abelhas pode impactar de forma drástica desde o nosso setor farmacêutico e de estética, até a nossa alimentação diária de carnes e vegetais. Com informações do Fatos Desconhecidos.

Independente de qual seja o animal eles tendem a ser dimórficos, ou seja, existem os machos e as fêmeas. Mas às vezes a natureza sai um pouco da curva e acaba fazendo um animal que é uma combinação dos dois sexos e é dividido literalmente no meio.

Essa condição é chamada de ginandromorfismo. E os cientistas descobriram o primeiro ginandromórfico conhecido da sua espécie. É uma abelha noturna nativa da América Central e do Sul, a Megalopta amoenae.

Do lado esquerdo a abelha tem a fisiologia masculina. O lado tem uma mandíbula pequena e delicada, uma antena longa e a perna de trás é fina e delicada. Além de ter menos cedas. Já o lado direito tem características femininas. A antena é mais curta, a mandíbula é dentada e a perna traseira é espessa e peluda.

Esse fenômeno é conhecido e encontrado em pelo menos 140 espécies de abelhas. E também em borboletas, pássaros e crustáceos. Mas nas abelhas, ele só é visto depois que o inseto já está morto e em um museu.

Descoberta

Quando encontraram essa abelha, os pesquisadores liderados pelo entomologista Erin Krichilsky da Cornell University estavam fazendo um estudo sobre ritmos circadianos em M. amoenae. E eles estavam trabalhando com os animais vivos na floresta da iha de barro Colorado, no Panamá.

Achar a abelha foi pura sorte. E estudar esse indivíduo ginandromórfico, vai ajudar os pesquisadores a aprender muito mais sobre esses insetos.

"Esse fenômeno pode oferecer informações sobre a evolução de características morfológicas especializadas, como a morfologia masculina de linhagens de abelhas parasitas, a morfologia modificada de castas sociais de insetos e novos métodos de reprodução", escreveram os pesquisadores.

Um estudo de 2018 conseguiu lançar uma luz em como o ginandromorfismo existe em abelhas. A determinação  do sexo na ordem de insetos que as abelhas estão incluídas é bem peculiar. Dos ovos que são fertilizado nascem fêmeas, e dos que não, machos.

Mas o estudo apontou que, se o esperma de um segundo ou até terceiro macho entrar em um óvulo já fertilizado, ele pode se dividir para produzir tecido masculino. E assim, se resulta um ginandromorfo.

Comportamento

Vários estudos se concentraram em diferentes áreas do comportamento das abelhas ginandromórficas que estavam vivas. E como a equipe já estava estudando o comportamento e interações da espécie com o ambiente, eles decidiram estudar isso no indivíduo ginandromórfico.

Eles observaram as abelhas por quatro dias e viram que elas parecem acordar mais cedo do que as abelhas machos e fêmeas. Mas os períodos de atividade de maior intensidade são mais parecidos, com o comportamento feminino.

Isso não significa muito. Mas as abelhas ginandromórficas tem uma sinalização específica para o sexo. E não conseguem integrar as duas partes.

"Mais estudos precisam ser feitos para entender melhor se existe uma diferença no ritmo circadiano com base no sexo nessa espécie. E para distinguir de que resulta o padrão de atividade desviante do ginandromorfo", concluem os pesquisadores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES