Cientistas desenvolvem painéis capazes de produzir energia durante a noite

Os painéis solares desenvolvidos por cientistas conseguem gerar energia elétrica a partir da radiação solar

painéis | Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, fizeram uma grande descoberta, ou seja, produzir energia utilizando painéis solares e gerar eletricidade na ausência do sol. Isso porque na madrugada o ar se torna mais frio, e esta diferença na temperatura, sem a incidência do sol pode ser aproveitada na geração de energia contando com ajuda de uma célula fotovoltaica. 

Para simplificar, a energia elétrica proveniente dos raios solares é gerada a partir da irradiação desse fenômeno em um painel solar que está relativamente frio. Com isso, as células do sol presentes no painel, feitas de camadas de um material semicondutor, geralmente o silício, produzem um fluxo de eletricidade.

Sendo que o painel solar desenvolvido na Universidade de Stanford tem ainda a presença de um dispositivo que consegue unir um gerador termoelétrico que tem a capacidade de remover eletricidade da variação de temperatura entre a célula fotovoltaica do painel e o ambiente que fica à sua volta.

Painéis usados para captar energia solar. (Foto: Pexels)

Leia Mais

Vale ressaltar que a energia gerada através desses painéis a noite pode não ser muita, mesmo assim é o bastante para carregar um aparelho celular e até uma lanterna de LED. Por menos que pareça pouco, para aqueles quem não tem acesso facilitado à energia elétrica, os referidos painéis podem ser uma grande ajuda, considarado uma fonte renovável de eletricidade fora da rede regular, a exemplo dos moradores de regiões remotas.

Os engenheiros informam que outro benefício dos painéis é que não há necessidade de armazenar a energia produzida em baterias, pois tais itens têm altos custos de produção, sem contar com a burocracia para descarte, especialmente nos lugares desprovidos da rede elétrica tradicional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES