Cinco doenças com alta prevalência no Brasil, mas pouco conhecidas - Entenda sobre prevalência

Todas graves e com tratamento, algumas dessas doenças podem ser curadas – desde que sejam identificadas - Entenda sobre prevalência

Slide 1 de 6
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Entenda sobre prevalência

Na epidemiologia, prevalência é a medida da quantidade de indivíduos que contraem uma doença em determinado período de tempo. É um indicador complementar à incidência, que mede a quantidade de novos casos em um período de tempo. Os dois indicadores não necessariamente se acompanham: existem doenças de alta prevalência e baixa incidência (doenças crônicas como a diabetes, que afetam poucas pessoas, mas por muito tempo) e de alta incidência e baixa prevalência (o resfriado comum).

Doenças comuns, com tratamentos conhecidos, podem apresentar altas taxas de incidência e prevalência. Isso acontece principalmente em locais e comunidades pobres, onde as condições de saneamento e o acesso à saúde são precários. São doenças como a hanseníase, causada por uma bactéria que causa lesões na pele e nos nervos. Ou as geo-helmintíases – os parasitas intestinais. Ambas têm cura, mas ainda afetam populações carentes.

Desde sua criação em 2003, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde tem buscado combater as doenças transmissíveis com potencial epidêmico – que apresentam alta incidência e alta prevalência em determinadas regiões. Selecionamos 5 doenças de alta prevalência no Brasil, mas que pouca gente conhece:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 6
SEÇÕES