Cinco doenças com alta prevalência no Brasil, mas pouco conhecidas - Esquistossomose

Todas graves e com tratamento, algumas dessas doenças podem ser curadas – desde que sejam identificadas - Esquistossomose

Slide 6 de 6
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Esquistossomose

Segundo o Boletim Epidemiológico Especial de setembro de 2019 da SVS, “a esquistossomose ainda é um importante problema de saúde pública no Brasil”. Ainda de acordo com o documento, em 2015, aproximadamente 1,5 milhão de pessoas poderiam estar contaminadas com a doença no Brasil.

 Trata-se de uma infecção parasitária provocada por vermes de água doce. O mais comum é que ela seja transmitida por caramujos aquáticos. Inicialmente, é assintomática, mas o quadro pode evoluir para febre, dor de cabeça, diarreia na fase aguda, tonturas, palpitações, impotência, emagrecimento e inflamação no fígado e no baço.

 Se não tratada, pode levar à morte. Por causa da perda de peso e do inchaço nos órgãos internos, a esquistossomose é popularmente conhecida como “barriga d’água”. Os casos simples têm tratamento com medicação, já os graves podem necessitar internação e intervenção cirúrgica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


SEÇÕES