Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Cinco montanhas brasileiras para você conhecer algum dia

Estas formações rochosas são incríveis

Cinco montanhas brasileiras para você conhecer algum dia
Cinco montanhas brasileiras para conhecer algum dia | Reprodução
Compartilhe

1. Monte Roraima (RR)

Nossa lista começa com uma das montanhas brasileiras mais conhecidas: o monte Roraima, situado na Serra da Pacaraíma, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Ele é um tepui, um dos tipos de formação geológica mais antigos que existem, cuja principal característica é o formato de mesa. Com quedas-d'água que conferem um aspecto de paraíso intocado, o cume do Roraima alcança 2810 metros de altura e, em seu interior, está a maior caverna de quartzo do planeta.

Monte Roraima (RR)

2. Pico Paraná (PR)

Despontando a quase 1,9 mil metros de altitude, o Pico Paraná, na Serra do Mar paranaense, é considerado o teto da região Sul do Brasil. A primeira equipe a alcançar o seu ponto mais alto realizou o feito em julho de 1941 e, lá de cima, teve o privilégio de admirar uma área da Mata Atlântica de beleza ímpar, que se mantém exuberante e preservada até hoje.

Pico Paraná (PR)

3. Dedo de Deus (RJ)

A ação do tempo e dos agentes naturais esculpiu nessa formação rochosa, localizada na região serrana do Rio de Janeiro, algo que lembra muito um dedo indicador apontado para o alto. Considerado o berço do montanhismo no Brasil, os 1,7 mil metros do Dedo de Deus foram escalados pela primeira vez em 1912, e a façanha o levou, inclusive, a estampar a bandeira fluminense.

Dedo de Deus (RJ)

4. Pico Desejado (ES)

A gente já te apresentou a Ilha da Trindade, o lugar mais distante da costa brasileira e o nosso primeiro território habitado a ver a luz do Sol. Nesse paraíso que emerge do meio do Atlântico Sul, fica o Pico Desejado, cujo cume está 620 metros acima do nível do mar. Acessível apenas para oficiais da Marinha e pesquisadores, do lugar é possível ter uma visão privilegiada de todas as formações rochosas dessa misteriosa ilha de origem vulcânica.   

Pico Desejado (ES)

5. Pedra Riscada (MG)

O último item da nossa lista fica em Minas Gerais, mais precisamente em São José do Divino — a cerca de 400 quilômetros de Belo Horizonte. A formação detém o título de maior monólito das Américas, ou seja, ela é a maior montanha formada por única rocha, com 850 metros de concavidade. Seu formato, além de garantir belas imagens, atrai escaladores experientes, instigados por subir a sua íngreme encosta.

Pedra Riscada (MG)


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar