Cinto de segurança é obrigatório no transporte coletivo?

O cinto de segurança é um acessório indispensável

Cinto de segurança é obrigatório no transporte coletivo? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O cinto de segurança é um acessório indispensável para quem vai andar de carro. Mas você já parou para pensar que nos coletivos e vans públicas, o cinto não existe? Pois é, o Código de Trânsito do Brasil exige a obrigatoriedade do cinto nos carros e outros veículos de passeio, mas não nos veículos públicos.

A não-obrigatoriedade só acontece em veículos que são destinados ao transporte público de passageiros dentro das cidades. Mas nos ônibus intermunicipais, que realizam percursos que as pessoas não podem fazer a pé, a obrigação do cinto de segurança existe.

Especialistas em trânsito e transporte coletivo urbano não concordam com a lei que libera os passageiros da necessidade de usar o cinto em ônibus e vans públicas. Eles acreditam que o dispositivo de segurança pode fazer a diferença e evitar tragédias, mesmo em percursos curtos e em velocidades mais reduzidas.

O inciso I do artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é o responsável por não exigir o uso do cinto em transporte público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES