Cirurgia para reverter “língua-presa” deve ser feita o quanto antes

Normalmente, é recomendada a frenuloplastia, que é feita no hospital com anestesia geral e permite reconstruir o músculo da língua.

teste | Folha Vitória
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há sete anos, desde o fim de 2014, a lei federal (no 13.002/2014) tornou obrigatória a realização do “teste da linguinha”. O exame, que deve ser feito até 24 horas depois do nascimento do bebê, tem por objetivo detectar alterações no frênulo (membrana que liga a língua ao assoalho da boca), também conhecido como freio lingual, causador da famosa "língua presa".

Normalmente, é recomendada a frenuloplastia, que é feita no hospital com anestesia geral e permite reconstruir o músculo da língua. O procedimento é indicado a partir dos 6 meses de idade, e o tempo médio de recuperação é de dez dias.

Porém, muitos pais não conhecem a possibilidade de realizar a cirurgia usando laser. A odontopediatra Lara Miranda Damasceno, explica que a língua presa pode prejudicar a amamentação entre outros, e deve ser realizado o quanto antes após nascimento, de preferência em recém nascido.

Exame, que deve ser feito até 24 horas depois do nascimento do bebê, tem por objetivo detectar alterações no frênulo. Foto: Folha Vitória

"O frênulo ou freio lingual é uma estrutura anatômica presente embaixo da língua, que, quando limita os movimentos básicos da língua, originará, diversas consequências deletérias a todo desenvolvimento estrutural e funcional de todas as estruturas da face, refletindo em funções como: Respiração, sucção do leite materno, deglutição, digestão, fala, sono, e futuramente, pode colocar a criança em condição de sofrer bullying, por ter efeito sonoro na fala", disse.

Veja os principais mitos sobre as alterações no frênulo:

O freio não se soltará sozinho, pelo contrário, ficará mais resistente devido a fibrose ocorrida por excesso de alongamento ou tentativa de movimentação efetiva da língua.

O fato do recém nascido ganhar peso não descaracteriza ou adia a real necessidade da frenectomia, pois os efeitos deletérios já começam a firmar, se, podendo ser a curto, médio e longo prazo.

O que acontece no geral, quando se adia a cirurgia:

- Deglutição atípica;

- Mastigação ineficiente, já que o bebê não consegue fazer a lateralização do alimento;

- Interfere com no controle da higiene oral;

- Risco de acumulação de placa bacteriana;

- Má higiene dos molares;

- Inflamação gengival;

- Recessões gengivais;

- Problemas na fala;

Veja as orientações da especialista para lidar com o problema:

- Cirurgia deve ser feita rapidamente: uma vez diagnosticada a necessidade da frenectomia, após teste da linguinha, ela deve ser prontamente executada, o mais cedo possível.

- Atrapalha na amamentação: uma das maiores causas de abandono a amamentação materna é a língua presa, pois a mãe sente dor. A mama fissura e o bebê não consegue ter uma nutrição ideal por uma sucção ineficiente.

- Cirurgia a laser é uma opção: a frenectomia lingual à laser é a melhor opção em qualquer idade e principalmente para recém nascidos, pois é uma cirurgia rápida, sem sangramento, sem sedação, sem necessidade de pontos, e com um pós operatório muito tranquilo.

- Dispensa intervenção cirúrgica em ambiente hospitalar: o bebê vai da cadeira odontológica para o seio da mãe.

- Sem restrições: frenectomia lingual à laser pode e deve ser feita em qualquer idade, pois os ganhos são visíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES