Coelho ou Corvo? Conheça o mais novo desafio das redes sociais

É possível confirmar essa suspeita usando a busca reversa do Google Imagens. O buscador analisou uma captura de tela do vídeo como funny crow gif — “gif divertido de corvo” em português. Portanto, o pássaro do clipe é especificamente um corvo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um curto vídeo compartilhado no Twitter pelo serviço de imagens Imgur no último sábado (17) confundiu internautas por mostrar uma mão acariciando o que aparentemente era um coelho. No entanto, ao prestar um pouco de atenção ao clipe, é possível notar que se trata na verdade de um corvo. As informações são do Tech Tudo.

O vídeo fez ainda mais sucesso na Internet ao ser recompartilhado pelo cientista Dan Quintana no dia seguinte. O tuíte original, do Imgur, ganhou mais de 526 retuítes e 1,7 mil curtidas até o momento de publicação da matéria. Enquanto isso, o post de Quintana conta com mais de 44,3 mil curtidas e já foi retuitado mais de 11,4 mil vezes.

Assista:

O vídeo causa confusão ótica nas pessoas por, à primeira vista, aparentar um coelho. A publicação original do Imgur brinca com esse fato, com a legenda: “eu acho que tem algo de errado com esse coelho” (tradução livre do inglês). Dan Quintana também é irônico, com a mensagem “coelhos adoram carinho no focinho”.

Contudo, um pouco de atenção ao vídeo é o suficiente para perceber que o animal em questão é, na verdade, um corvo. O que à primeira vista pode parecer o focinho do coelho é a cabeça do pássaro, e as orelhas longas do mamífero são o bico da ave.

É possível confirmar essa suspeita usando a busca reversa do Google Imagens. O buscador analisou uma captura de tela do vídeo como funny crow gif — "gif divertido de corvo" em português. Portanto, o pássaro do clipe é especificamente um corvo.

Em entrevista ao site de tecnologia CNET, Dan Quintana comentou que seu principal incentivo para recompartilhar a imagem do Imgur foi a popularidade da figura: “a ilusão estática pássaro/coelho é bem conhecida no ramo de psicologia e filosofia, então achei interessante compartilhar o vídeo assim que o vi”.

A referência foi notada pelos seguidores, que responderam ao tuíte de Quintana com uma famosa imagem de ilusão pato/coelho. De autoria desconhecida, a ilustração foi publicada em uma revista alemã em 1892 e se tornou popular após ser usada pelo psicólogo americano Joseph Jastrow para provar que ilusões também são causadas pela atividade mental das pessoas.

De acordo com o estudo elaborado por Jastrow, a velocidade com que o indivíduo percebe ambas as possibilidades da imagem (coelho e pato) pode indicar o quão criativo ele é. Supostamente, quanto mais rápido nota-se os animais, mais imaginação a pessoa tem por ser capaz de mudar de percepção com agilidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES