Coloração : porque loiras e iluminadas devem fugir do formol

O hairstylist Bruno Oliver explica sobre os danos causados pelo procedimento que impedem o tão sonhado loiro perfeito

| Rayan Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de todas as contraindicações acerca da progressiva, selagem e métodos de alisamento com adição de formol, a procura por esses tratamentos continua em alta. A promessa de cabelos lisos, sem frizz e brilhantes atrai inúmeras mulheres que, muitas vezes, não sabem dos efeitos colaterais causados pela substância.

O formol presente nos produtos utilizados nos processos de alisamento acarreta malefícios não só à estética dos fios, mas também à saúde, podendo causar até câncer. "No caso das mulheres com cabelos iluminados ou descoloridos, a regra é clara: deve-se fugir da progressiva se desejar manter o loiro perfeito", alerta o hairstylist Bruno Oliver.

Quem é adepta da escova progressiva e decide ficar loira precisa saber que o resultado da coloração pode não sair conforme o esperado. O alisamento fecha a cutícula dos fios e, dependendo da composição química, interfere no clareamento das madeixas, alterando a cor.

Por ser uma intervenção química muito forte, os alisamentos prejudicam também a saúde do cabelo, deixando-os mais fracos e quebradiços. Esses procedimentos selam o fio e, na hora de descolorir as madeixas envolvidas pelo formol, haverá grandes danos. "A maioria dos cabelos com progressiva não abrirá em tom platinado, e se por um acaso conseguir platinar o resultado será penoso", explica o hairstylist.

A verdade é que o alisamento e a coloração nunca serão amigas, aliadas. O cabelo sempre sai perdendo nesse processo. "Ou você é lisa, ou é loira", completa Oliver.

Tratamentos alternativos

No mundo contemporâneo a mulher moderna quer praticidade e rapidez. Por mais que a naturalidade dos fios seja a bola da vez, muitas ainda preferem conter o volume e alisar as madeixas. Para essas pessoas, na correria do dia a dia, a progressiva parece ser a alternativa mais viável, com melhor custo benefício, já que não precisará usar chapinha por várias semanas.

Mas, como diz o ditado popular “a pressa é inimiga da perfeição”. "Para manter o cabelo saudável, com brilho realmente duradouro, o ideal é recorrer a tratamentos que utilizem produtos naturais, sem adição do vilão formol", indica Bruno Oliver.

Hidratações feitas em salões, por profissionais, que utilizam aminoácidos, são as melhores alternativas. Cisteína, Metionina, são algumas das substâncias que ligam as proteínas do cabelo e estimulam o crescimento dos fios. Além disso, os produtos diminuem o frizz e o volume do cabelo, conferindo um aspecto mais liso às madeixas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES