Como a arte influencia no ensino de línguas estrangeiras na infância

Seja por meio da música, teatro ou pintura, a arte está ligada à criatividade e expressão de sentimentos, o que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades linguísticas.

Como a arte influencia no ensino de línguas estrangeiras na infância | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando se alia diversão e interação ao ensino de línguas, os resultados são ainda mais positivos para as crianças. No período da infância, os pequeninos têm maior facilidade para reter novos conhecimentos, por isso é fundamental contar com mecanismo e metodologias que trabalhem todos os aspectos cognitivos no aprendizado de idiomas, como a utilização da arte.

Seja por meio da música, teatro ou pintura, a arte está ligada à criatividade e expressão de sentimentos, o que ajuda os alunos a desenvolverem habilidades linguísticas e, dessa forma, perderem a timidez ao praticar a língua inglesa, por exemplo. Luciana Dantas, professora de inglês, pontua que a arte na infância amplia as possibilidades de aprendizagem de outras línguas, além de potencializar o lado criativo dos pequeninos.

Como a arte influencia no ensino de línguas estrangeiras na infância

“Durante as aulas é possível utilizar esse recurso de muitas maneiras. Mostrar imagens de obras de artes, por exemplo, faz com que as crianças despertem a curiosidade para saber mais sobre o tema, o autor e consequentemente ficarem mais instigadas a treinar. O idioma e a arte são algo novo nesta fase, e a novidade sempre ajuda bastante”, destaca.

As possibilidades de uso da arte são imensas, os materiais de apoio para os professores permitem abordar temáticas ligadas aos sentimentos, cores e formas geométricas, que necessitam do entendimento do tema e desenvolvimento das habilidades linguísticas.  Já comas atividades de roleplay (encenação), usando fantoches na interpretação de diálogos e textos, os alunos contextualizam o que aprendem por meio do teatro, praticando entonação e pronúncia de forma natural, ampliando vocabulário e expressão corporal. 

Como a arte influencia no ensino de línguas estrangeiras na infância

“Sempre utilizamos nossa criatividade para despertar o interesse e o lado criativo dos alunos. Mostrar objetos e relacioná-los com a aula fixa ainda mais a atenção deles, que podem observar os elementos nos livros, por exemplo, com maior facilidade e retenção de informações”, ressalta Luciana, que dá aulas em uma escola de idiomas em Teresina.

Os benefícios do uso da arte garantem o aprendizado de línguas e perpassam todas as esferas da vida das crianças, tornando-as mais críticas, sensíveis às manifestações artísticas e, consequentemente, possuidoras de uma boa bagagem cultural.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES