Como a terra é vista de outros planetas?

Veja como os “alienígenas” veem o planeta terra

terra | Fatos Desconhecidos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já dizia o grande escritor José Saramago: "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós". E isso também vale para o nosso planeta. Já parou para pensar em como é o planeta Terra visto de outros pontos no espaço? Para isso, seria necessário sair do planeta para poder olha-lo de longe e ver como parece o planeta água. Não é uma tarefa possível simplesmente sair daqui, e ir para Marte para olhar como é o nosso planeta de longe. Mas a NASA pode nos dar uma ideia dessa visão. Graças a sonda, Cassini da agência espacial americana que terminou a sua ousada missão de quase 20 anos.

Enquanto viajava pelo espaço, a sonda passou por vários planetas, e conseguiu fazer uma série de registros. Entre eles, algumas imagens da Terra vista do ponto de outros planetas, como Saturno por exemplo. A última imagem foi feita no dia 12 de abril de 2017, quando a sonda estava em Saturno, a cerca de 870 milhões de milhas de distância de nós. Além de Saturno, temos a vista da Terra também de outros planetas.

Já dizia o grande escritor José Saramago: "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós". E isso também vale para o nosso planeta. Já parou para pensar em como é o planeta Terra visto de outros pontos no espaço? Para isso, seria necessário sair do planeta para poder olha-lo de longe e ver como parece o planeta água. Não é uma tarefa possível simplesmente sair daqui, e ir para Marte para olhar como é o nosso planeta de longe. Mas a NASA pode nos dar uma ideia dessa visão. Graças a sonda, Cassini da agência espacial americana que terminou a sua ousada missão de quase 20 anos.

Enquanto viajava pelo espaço, a sonda passou por vários planetas, e conseguiu fazer uma série de registros. Entre eles, algumas imagens da Terra vista do ponto de outros planetas, como Saturno por exemplo. A última imagem foi feita no dia 12 de abril de 2017, quando a sonda estava em Saturno, a cerca de 870 milhões de milhas de distância de nós. Além de Saturno, temos a vista da Terra também de outros planetas.

Mercúrio

No dia 6 de maio de 2010, as naves espaciais Mercury Surface, Space Environment, Geohemistry e Ranging, todas elas pertencentes a NASA estavam no planeta Mercúrio. Nessa ocasião, elas capturaram uma imagem do planeta Terra e da Lua. A foto foi tirada a cerca de 114 milhões de milhas "aproximadamente 183 milhões de quilômetros" de distância da Terra. E essa foto mostra exatamente como o nosso planeta se parece visto de Mercúrio.

Marte

A imagem da Terra, vista de Marte, foi a primeira imagem do nosso planeta feita a partir de outro. O registro histórico foi realizado a partir de uma câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), no dia 3 de outubro de 2007. A foto foi tirada a 88 milhões de milhas de distância da Terra. Na imagem, é possível ver apenas metade da Terra e da Lua, devido ao ângulo de fase, que era de 98 graus no momento. Sendo assim, a foto mostra apenas a metade dos discos iluminados. O curioso é que é possível notar o contorno da costa oeste da América do Sul, visível no canto inferior direito da Terra.

Saturno

Em 19 de julho de 2013, a sonda Cassini conseguiu outro registro da Terra visto de outro planeta, dessa vez de Saturno, a cerca de 898 milhões de milhas de distância. Nessa imagem, a Terra é o pequeno ponto azul, visível sob os anéis principais de Saturno, os anéis F, G e E. Essa foi a primeira vez que foi anunciado, com antecedência, que a Terra seria fotografada de um outro planeta.

Para além de Netuno

Conhecida como "Pálido Ponto Azul", essa fotografia foi o primeiro retrato do nosso Sistema Solar. A sonda Vouager 1 precisou de um total de 60 quadros para criar um mosaico do sistema solar de uma distância recorde de 6 bilhões de quilômetros. A foto foi tirada no dia 14 de fevereiro de 1990. O quase imperceptível ponto azul é a Terra, quase do tamanho de um pixel. Vista no meio de um dos raios de luz, decorrentes de ter uma imagem tão próxima do Sol.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES