Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Como a terra é vista de outros planetas?

Veja como os "alienígenas" veem o planeta terra

Compartilhe
Google Whatsapp

Já dizia o grande escritor José Saramago: "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós". E isso também vale para o nosso planeta. Já parou para pensar em como é o planeta Terra visto de outros pontos no espaço? Para isso, seria necessário sair do planeta para poder olha-lo de longe e ver como parece o planeta água. Não é uma tarefa possível simplesmente sair daqui, e ir para Marte para olhar como é o nosso planeta de longe. Mas a NASA pode nos dar uma ideia dessa visão. Graças a sonda, Cassini da agência espacial americana que terminou a sua ousada missão de quase 20 anos.

Enquanto viajava pelo espaço, a sonda passou por vários planetas, e conseguiu fazer uma série de registros. Entre eles, algumas imagens da Terra vista do ponto de outros planetas, como Saturno por exemplo. A última imagem foi feita no dia 12 de abril de 2017, quando a sonda estava em Saturno, a cerca de 870 milhões de milhas de distância de nós. Além de Saturno, temos a vista da Terra também de outros planetas.

Já dizia o grande escritor José Saramago: "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não saímos de nós". E isso também vale para o nosso planeta. Já parou para pensar em como é o planeta Terra visto de outros pontos no espaço? Para isso, seria necessário sair do planeta para poder olha-lo de longe e ver como parece o planeta água. Não é uma tarefa possível simplesmente sair daqui, e ir para Marte para olhar como é o nosso planeta de longe. Mas a NASA pode nos dar uma ideia dessa visão. Graças a sonda, Cassini da agência espacial americana que terminou a sua ousada missão de quase 20 anos.

Enquanto viajava pelo espaço, a sonda passou por vários planetas, e conseguiu fazer uma série de registros. Entre eles, algumas imagens da Terra vista do ponto de outros planetas, como Saturno por exemplo. A última imagem foi feita no dia 12 de abril de 2017, quando a sonda estava em Saturno, a cerca de 870 milhões de milhas de distância de nós. Além de Saturno, temos a vista da Terra também de outros planetas.

Mercúrio

No dia 6 de maio de 2010, as naves espaciais Mercury Surface, Space Environment, Geohemistry e Ranging, todas elas pertencentes a NASA estavam no planeta Mercúrio. Nessa ocasião, elas capturaram uma imagem do planeta Terra e da Lua. A foto foi tirada a cerca de 114 milhões de milhas "aproximadamente 183 milhões de quilômetros" de distância da Terra. E essa foto mostra exatamente como o nosso planeta se parece visto de Mercúrio.

Marte

A imagem da Terra, vista de Marte, foi a primeira imagem do nosso planeta feita a partir de outro. O registro histórico foi realizado a partir de uma câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), no dia 3 de outubro de 2007. A foto foi tirada a 88 milhões de milhas de distância da Terra. Na imagem, é possível ver apenas metade da Terra e da Lua, devido ao ângulo de fase, que era de 98 graus no momento. Sendo assim, a foto mostra apenas a metade dos discos iluminados. O curioso é que é possível notar o contorno da costa oeste da América do Sul, visível no canto inferior direito da Terra.

Saturno

Em 19 de julho de 2013, a sonda Cassini conseguiu outro registro da Terra visto de outro planeta, dessa vez de Saturno, a cerca de 898 milhões de milhas de distância. Nessa imagem, a Terra é o pequeno ponto azul, visível sob os anéis principais de Saturno, os anéis F, G e E. Essa foi a primeira vez que foi anunciado, com antecedência, que a Terra seria fotografada de um outro planeta.

Para além de Netuno

Conhecida como "Pálido Ponto Azul", essa fotografia foi o primeiro retrato do nosso Sistema Solar. A sonda Vouager 1 precisou de um total de 60 quadros para criar um mosaico do sistema solar de uma distância recorde de 6 bilhões de quilômetros. A foto foi tirada no dia 14 de fevereiro de 1990. O quase imperceptível ponto azul é a Terra, quase do tamanho de um pixel. Vista no meio de um dos raios de luz, decorrentes de ter uma imagem tão próxima do Sol.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×