Como acertar na escolha na hora de comprar peixe fresco ou congelado

É importante prestar atenção a detalhes que vão da condição de olho e escamas ao cheiro do animal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seja porque para o almoço da Sexta-feira Santa ou para o encontro de Páscoa da família, ou apenas para diminuir o consumo de carne vermelha no dia a dia, o peixe é uma opção bem-vinda no cardápio. Mas você sabe como comprar peixe fresco sem errar? E quando o peixe é congelado?

Para saber dicas simples e práticas de como comprar peixe , conversamos com dois chefs. É importante prestar atenção a detalhes que vão da condição de olho e escamas ao cheiro do animal.

Como comprar peixes frescos

Se a ideia é usar um peixe fresco em sua receita, olhar a aparência dele é fundamental. "A primeira e mais importante dica é verificar se os olhos do peixe estão transparentes e a guelra vermelha. Em peixes frescos, os olhos ocupam toda a cavidade, são brilhantes e salientes", ressalta o chef Koji Yokomizo, do tradicional restaurante japonês by Koji. 

A também chef e ex-feirante Miriam Marcatti completa, dizendo que as guelras amareladas e muco são maus sinais em um peixe. Segundo a profissional, isso indica que não se trata de um peixe fresco. 

Além disso, ela indica avaliar as escamas, que precisam estar transparentes, firmes e resistentes. Koji concorda e comenta que ter a escama soltando com facilidade é sinal de alerta. "A escama deve estar firme, assim como a carne, além de parcialmente transparentes e brilhantes", explica ele. 

Outro ponto atenção é em relação ao cheiro. Como brinca Miriam, peixe cheira a peixe. Se o odor for diferente disso ou forte demais, desconfie. 

O ambiente no qual ele é exposto também deve ser observado. "Todo peixe fresco deve estar em ambiente refrigerado. Verifique a qualidade (cor e aroma) do gelo onde ele está depositado", orienta a chef e ex-feirante.

Como comprar peixe congelado

Nem sempre há a disponibilidade - ou tempo - para comprar um peixe fresco. Mas saiba que é possível comprar peixe congelado de qualidade e fazer ótimas receitas. 

Para garantir que está levando um bom produto para casa, atenção a embalagem e alguns detalhes. Não compre, por exemplo, se os peixes congelados estiverem amolecidos no pacote ou mesmo com um acúmulo de líquido.

“Esses são dois sinais que indicam que o peixe foi descongelado, seja porque o local do armazenamento foi desligado ou porque, em algum momento, a temperatura sofreu alteração. Dessa forma, ele não estará totalmente próprio para consumo”, afirma Koji.  

Também para assegurar a qualidade do item, observe se ele está sendo armazenado na temperatura indicada pelo fabricante na embalagem. 

E se a ideia é apostar no bacalhau já embalado, Miriam indica procurar no rótulo as informações de prazo de validade, país de origem, importador e selo de inspeção federal.

Receitas para variar o cardápio

Koji ainda separa duas ideias para incrementar o cardápio usando peixes como astro principal. A primeira é com salmão. Segundo o profissional do by Koji, é possível economizar optando pelo corte kuri kama. 

"Esse corte fica na parte de trás da cabeça do salmão e pode ser temperado apenas com sal refinado e preparado na grelha”, sugere o chef. 

A outra ideia é optar pelo Pargo, um peixe mais nobre que uma tilápia e facilmente encontrado nos mercados. De acordo com Koji, ele sai por aproximadamente R$ 30/ kg, uma opção com bom preço na hora de comprar peixe

Para usar o Pargo, o profissional ensina uma receita com pegada oriental: 

Ingredientes 

  • 40 gramas de peixe Pargo
  • 1 folha de shisô (Folha aromática, conhecida como manjericão japonês, que tem a propriedade de trazer frescor a temperos)
  • sal
  • pimenta
  • molho de pimenta "Sriracha".
  • farinha para tempurá (Tempura ko)

Modo de preparo: prepare, à parte, a farinha para tempurá (adicione 1 xícara do tempura ko, juntamente com 2/3 xícara de água fria. Misture bem até obter consistência homogênea).

Enrole o peixe já temperado com sal, pimenta e molho de pimenta na folha de shisô, passe na farinha preparada e leve para fritar a 180 graus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES