Como amenizar os sintomas ao viajar para locais de altitude elevada?

Mal-estar, enjoos e falta de ar são apenas alguns deles, que podem ocorrer em países como Peru, Chile, Bolívia e Nepal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecer novos lugares ao viajar é uma experiência única na vida. No entanto, algumas regiões podem causar algo mais do que uma boa impressão, principalmente, quando estão localizadas em elevadas altitudes capazes de gerar mal-estar ao viajante. É o que costuma acontecer em lugares como Cuzco e Machu Picchu (Peru), La Paz (Bolívia), norte do Chile, Quito (Equador) e até no Nepal.

Segundo o Dr. José Sallovitz, cardiologista, isso ocorre devido à quantidade de oxigênio e a pressão atmosférica serem muito menores do que ao nível do mar. "O temido mal da altitude ocorre em regiões acima dos 2.000 metros do nível do mar e apresenta sintomas característicos como dor de cabeça, tonturas, falta de ar e desarranjo intestinal", destaca.

Ele reforça que pessoas não acostumadas a estas condições atmosféricas podem vivenciar um desequilíbrio no organismo nas primeiras 72 horas após chegar ao seu destino. "Por esse motivo, muitos viajantes são orientados a se aclimatar antes de realizar passeios, atividades físicas - que contemplem caminhadas, corridas, etc. - e até de se alimentarem. Nesse período o corpo humano está se adaptando às novas condições", pontua Sallovitz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES