Como controlar o pânico gerado pelo novo coronavírus

jornalista, psicanalista e filósofo Fabiano de Abreu dá conselhos para saber como agir de forma racional sem sucumbir ao medo e ao pavor

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para Fabiano de Abreu, jornalista, psicanalista e filósofo, “a primeira sensação que muitos têm ao depararem-se com o desconhecido e com a possibilidade de contágio é o pânico, seguido do medo de sair de casa por não se sentirem seguros.”

De forma a evitar o pavor coletivo, Abreu reforça que o primeiro ponto é entender o motivo, razão e as circunstância de tudo na vida. “Temos a obrigação racional de saber essas três coisas para que possamos iniciar o processo de autoconhecimento, que é o necessário para encontrarmos o equilíbrio e viver bem a nossa rotina. O coronavírus é menos letal que muitos outros como o H1N1 e o SARS, doenças equiparadas, tendo mortalidade abaixo dos 3,6%. Saber quais os seus sintomas, formas de contágio e procedimentos é uma ajuda para que o nosso instinto de sobrevivência, que está no nosso inconsciente, não vença o nosso consciente ou não se transforme em uma síndrome.”

Embora o nosso instinto de sobrevivência ative a nossa ansiedade, tal traz consequências positivas e negativas. Por exemplo, “a nossa ansiedade pode ter duas vertentes, uma boa e a outra má. A boa é que nos prepara para tomarmos medidas para lidar com os problemas. A má é que pode causar pânico quando não sabemos como agir, ou quando não temos o que fazer e ficamos apenas na expectativa”, explica o psicanalista.

Sobre este assunto que está na ordem do dia em todo mundo, siga os conselhos de Fabiano de Abreu e não deixe que o pânico causado pelo surto da doença atrapalhe o seu dia a dia.

8 dicas para evitar o pânico causado pela chegada do coronavírus

1. Não veja todas as notícias sobre o caso mas apenas as essenciais para se manter informada. Procure só pelas respostas estritamente necessárias;

2. Esteja ciente dos sintomas, que são febre, vômito, falta de ar e diarreia. É importante identificar que não são os mesmos da gripe e que, caso os sinta, ligue para a saúde 24 (para não correr o risco de contagiar outras pessoas);

3. Não frequente zonas turísticas e lugares públicos que tenham muitas pessoas. Evite multidões;

4. Compre comida suficiente para que não tenha de ver o pânico dos outros no supermercado. Prateleiras vazias podem impulsionar medo e pânico. Entenda que há pessoas que não conseguem controlar o pânico e isso pode não estar relacionado com a epidemia;

5. Use a ansiedade a seu favor. Ocupe o seu tempo e preocupe-se menos. E não se esqueça que as chances de viver são bem maiores do que as de morrer, e que o estresse baixa a imunidade.

A meditação é a busca do equilíbrio e é essencial para que possamos manter-nos conscientes e com alta imunidade.

6. Aumente o consumo de vitamina C e chás que aumentem a imunidade como limão, gengibre e chá verde. Alimente-se bem.

7. O medo provoca uma sensação de prazer quando é com o outro e não consigo mesmo. Não se sinta mal por isso, pois é uma defesa do nosso organismo que está em alerta através do instinto de sobrevivência.

8. Tenha fé nas suas convicções e pense que a pandemia é mais uma crise que vamos ultrapassar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES