Como funciona parto com hipnose que deve ser usado por Meghan

A imprensa internacional garante que Meghan Markle vai recorrer aos ensinamentos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O trabalho de parto da economista carioca Gabriela Laplane na primeira gravidez, em 2012, durou exatamente 20 horas. João veio ao mundo por vias normais, mas a intensidade das dores a fez pedir por uma anestesia aos 45 minutos do segundo tempo, frustrando os planos de um processo sem intervenções. Ao engravidar de Nina, em 2015, Gabriela começou a pesquisar formas de ter uma hora H menos dolorida e demorada. Chegou, então, ao Hypnobirthing , um método que leva técnicas de concentração da autohipnose para o momento de dar à luz. Sem necessidade de um hipnotizador, a mulher aprende quais ações ou partes do corpo, quando acionadas, a levam a um profundo relaxamento. Ela consegue também criar imagens mentais de positividade que vão ajudá-la a se concentrar totalmente no que está para acontecer. Parece simples? Tente organizar tudo isso na mente na hora das contrações. Gabriela garante que só conseguiu depois de aulas e treinos, e Nina nasceu em pouco mais de duas horas.

— A hipnose é muito mais simples do que as pessoas pensam. É uma estratégia de atenção da mente, um estado tão focado em um tema, que você começa a viver intensamente uma situação e seu corpo reage somente a ela — explica a doula paulistana Lucia Desideri, que foi mãe pela primeira vez há um mês.

A técnica, trazida para o Brasil por Lucia em 2013, foi roteirizada em forma de livros e curso nos anos 1990 pela americana Marie Mongan. A imprensa internacional garante que Meghan Markle vai recorrer aos ensinamentos da conterrânea no nascimento do bebê real, esperado neste mês. Kate Middleton, dizem, também usou nas três gestações.

— A mulher tem respostas neurológica, fisiológica e emocional inata aos estímulos do nascimento, sem precisar de intervenções. Essa é a premissa — diz Marie, por e-mail.

As ideias de Marie não são as únicas que colocam a autohipnose como ajudante para um nascimento menos doloroso para a mãe. O Gentlebirthing , por exemplo, é um outro método com esse objetivo e que também não tem nada a ver com a imagem da hipnose explorada em programas de auditório sensacionalistas do século passado — ou seja, a mulher não vai perder a consciência e sair imitando uma galinha na hora do parto.

— As pessoas associam a hipnose ao transe, mas funciona como uma meditação guiada. Não usamos nosso poder hipnótico para baixar a frequência cerebral da pessoa a ponto de ela entrar no inconsciente — explica a doula Marianna Muradas, representante do Gentlebirthing no Brasil.

Os programas do Hypnobirthing e do Gentlebirthing consistem em aulas durante a gestação e treinos em casa. Lucia e Marianna dão cursos presenciais (em São Paulo), mas também capacitam mulheres pelo país para ministrá-los. Os preços dos workshops, que têm, em média, cinco encontros, vão de R$ 600 a R$ 1.300. Quem quiser também pode marcar aulas por Skype, ou, no caso de interesse pelo Gentlebirting , se guiar apenas com a ajuda de um aplicativo.

O obstetra e professor da Unifesp, Jorge Kuhn, vê com bons olhos todas as técnicas preparatórias para um trabalho de parto menos temido.

— Não tenho dúvida de que esses e outros métodos, assim como encontros de gestantes, são ferramentas bastante úteis. A mulher tem que entender que a dor do trabalho de parto é um grande fantasma, principalmente quando ela nunca passou pelo processo — diz Jorge.

A preocupação com a dor é o tema central das mães de primeira viagem, e as hipnoterapeutas tratam logo de esclarecer um mito acerca desse métodos: eles não são garantia de que a mulher vai parir dando risadas.

— A dor faz parte do processo, é útil porque sinaliza que o grande momento está chegando (dizem os especialistas que também prepara o corpo para a descarga hormonal que levará à liberação do leite) e a mulher precisa parar de fazer o que estava fazendo e focar no trabalho de parto.

Eu costumo dizer que essas sensações são inevitáveis, mas o sofrimento é opcional — diz Jorge.

Outra questão também é a via de nascimento: nem todo mundo vai conseguir evitar uma cesária. Quer dizer que todo os investimentos de tempo e de dinheiro falharam?

— O objetivo principal é que a experiência do parto seja positiva independentemente da via. As técnicas de hipnose não ficam só no parto natural ou normal, elas querem também que a mãe esteja com o psicológico encaminhado para qualquer situação. Se a cesária for necessária, ela levará para esse momento a mesma tranquilidade e confiança de um parto normal — diz Marianna.

O condicionamento da mente para focar e relaxar em situações intensas ajuda também na amamentação — outro momento que costuma gerar angústias. Há quem já tenha passado dessa fase e ainda use o que aprendeu na gestação em momentos que nada têm a ver com a maternidade.

— Uso para relaxar quando não consigo dormir ou quando preciso falar em público, algo que é difícil para mim — diz Gabriela, que até virou doula depois do tão positivo segundo parto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES