Como lidar com a ansiedade e o estresse em tempos de Coronavírus

Psicóloga do Saber Viver explica a importância de reconhecer o medo, mas orienta evitar potencializar as emoções

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, vem gerando sentimentos de apreensão e insegurança. A consequência disso é o aumento do estresse. A preocupação constante com a saúde e a urgência em adotar medidas de prevenção à doença provoca uma sensação de alerta quase permanente.

Diante disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já apontou a necessidade de redobrar os cuidados com a saúde mental. É o que confirma a psicóloga Giovanna Costa que faz parte da equipe de profissionais do Programa Saber Viver, da Humana Saúde.

"Esse momento de crise que o mundo vivencia está gerando muito estresse na população; fato esse fácil de ser constatado nas postagens e desabafos que têm sido feitos todos os dias nas redes sociais", aponta.

Foto - Reprodução

A psicóloga destaca ainda que pessoas que não sofriam de ansiedade antes do coronavírus, agora passaram a desenvolver sintomas. E aquelas que já sofriam com o problema, precisam de maior cuidado.

"Muitas pessoas já sofrem de ansiedade e outras estão começando a desenvolver alguns sintomas devido às mudanças recentes na forma de viver, nos seus hábitos. O próprio medo provocado pelo risco de contrair o coronavírus tem acentuado episódios ansiosos", frisa.

Giovanna Costa ressalta que o consumo excessivo de noticiário na TV e celular, e também o compartilhamento de mensagens no WhatsApp, vêm contribuindo para piorar o quadro geral da saúde mental da população.

"É importante aprender a lidar com as emoções, principalmente, em um momento delicado como o que estamos vivendo. Não podemos nos abandonar ao fatalismo, à falta de esperança ou ao desânimo. Lidar com as emoções pode parecer difícil, até impossível para algumas pessoas, mas é um processo necessário e que trará mais equilíbrio para a vida de agora e mesmo depois que passar essa crise", afirmou a psicóloga do Saber Viver.

Ela trouxe ainda algumas dicas importantes para auxiliar no enfrentamento do medo nesse momento de quarentena: 

- Evite acesso ilimitado a informações, diminua o consumo de notícias sobre o coronavírus;

- Procure notícias em sites e perfis confiáveis como o Ministério da Saúde e do governo do seu estado ou município;

- Seja solidário, evite repassar informações sem comprovação científica, isso ajuda a não propagar o medo e a angustia nas pessoas;

- Procure atividades prazerosas para realizar em casa e que te fazem relaxar;

- Faça atividade física regularmente, de forma adaptada ao seu contexto;

- Mantenha uma rotina de sono;

- Alimente-se bem e hidrate-se com regularidade;

- Acolha-se! Acolha os seus medos, procure entender o que tem deixado você ansioso. Não negue a ansiedade se ela vier, é uma reação normal, procure apenas entender o problema e criar formas de lidar com ele;

- Faça atividades de relaxamento, exercícios de respiração;

- Ouça uma música que gosta, assista a um filme ou série que te faz relaxar; dance e cante, isso ajuda sua mente a tirar o foco do problema e ajuda no alívio da ansiedade;

- E lembre-se, esse momento vai passar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES