Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Como lidar com a fome e a vontade incontrolável por doces na TPM?

Nutricionista lista alimentos para melhorar os níveis de serotonina, que em baixa resultam no desequilíbrio do apetite entre outros desconfortos nas mulheres

Compartilhe

A maioria das mulheres, todos os meses, repetem a mesma queixa: uma fome de leoa e uma vontade incontrolável de comer doces durante a TPM (tensão pré-menstrual). Mas existe uma dúvida real: é verdade que a fome aumenta nesse período ou existem outros motivos por trás desse comportamento em relação à comida?

Segundo Valetina Slaviero, nutricionista, não há aumento calórico do organismo nesse período que desencadeie mais fome. "Entre 10 e 15 dias antes da menstruação, na verdade, há uma oscilação brusca de hormônios e ansiedade, que refletem na alimentação das mulheres", esclarece a nutricionista.

Além disso, é comum ver mulheres buscando por alimentos ricos em carboidratos e em açúcar na TPM, principalmente chocolate! Valentina explica que, nesse período, o corpo degrada mais triptofano, aminoácido essencial para produção de serotonina, neurotransmissor do prazer e bem estar. "Diferente do que se costuma fazer, é recomendado priorizar o consumo de gorduras naturais e proteínas, e diminuir ao máximo os carboidratos, principalmente no começo e ao longo do dia para melhorar os níveis de serotonina", conta a nutricionista.

No entanto, as mulheres consomem mais doces na tentativa inconsciente de reverter a redução da serotonina. "O ideal é consumir alimentos verdadeiramente nutritivos, fontes de triptofano e magnésio para essa reposição", explica. "Eles regulam o apetite, previnem a oscilação do humor, os desconfortos no corpo, diminuem o desejo por doces e a retenção de líquidos, e favorecem o funcionamento geral do organismo", adiciona.

Reprodução internet

Para evitar a visita da leoa mensalmente, Valentina sugere incluir alimentos da lista a seguir, que são fonte de nutrientes para gerar mais bem estar e também aqueles que devem ser deixados de lado. Vale conferir:

• Incluir alimentos naturais com cores escuras, como as verduras couve, espinafre, brócolis e beterraba, e suplementos como clorella, spirulina, que podem ser adicionados a sucos ou ingeridos em cápsulas, por exemplo.

• Consumir sementes como gergelim e sementes de abóbora, e oleaginosas como castanha-do-pará e amêndoas para incrementar os pratos.

• Priorizar o consumo de proteínas adicionando grãos como feijões e lentilha, ou carnes e sardinha nas refeições.

• Ingerir carboidratos naturais como bananas, aveia, batata-doce e água de coco.

• Consumir abacate e cacau, que pode ser consumido em pó ou em tabletes de chocolates acima de 70%.

• Dar um tempo em laticínios, glúten, açúcar refinado, sal, álcool, café, refrigerantes e adoçantes para minimizar gases e desconfortos no abdômen.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar