Como lidar com a fome e a vontade incontrolável por doces na TPM?

Nutricionista lista alimentos para melhorar os níveis de serotonina, que em baixa resultam no desequilíbrio do apetite entre outros desconfortos nas mulheres

Fome de leoa e uma vontade incontrolável de comer doces | Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maioria das mulheres, todos os meses, repetem a mesma queixa: uma fome de leoa e uma vontade incontrolável de comer doces durante a TPM (tensão pré-menstrual). Mas existe uma dúvida real: é verdade que a fome aumenta nesse período ou existem outros motivos por trás desse comportamento em relação à comida?

Segundo Valetina Slaviero, nutricionista, não há aumento calórico do organismo nesse período que desencadeie mais fome. "Entre 10 e 15 dias antes da menstruação, na verdade, há uma oscilação brusca de hormônios e ansiedade, que refletem na alimentação das mulheres", esclarece a nutricionista.

Além disso, é comum ver mulheres buscando por alimentos ricos em carboidratos e em açúcar na TPM, principalmente chocolate! Valentina explica que, nesse período, o corpo degrada mais triptofano, aminoácido essencial para produção de serotonina, neurotransmissor do prazer e bem estar. "Diferente do que se costuma fazer, é recomendado priorizar o consumo de gorduras naturais e proteínas, e diminuir ao máximo os carboidratos, principalmente no começo e ao longo do dia para melhorar os níveis de serotonina", conta a nutricionista.

No entanto, as mulheres consomem mais doces na tentativa inconsciente de reverter a redução da serotonina. "O ideal é consumir alimentos verdadeiramente nutritivos, fontes de triptofano e magnésio para essa reposição", explica. "Eles regulam o apetite, previnem a oscilação do humor, os desconfortos no corpo, diminuem o desejo por doces e a retenção de líquidos, e favorecem o funcionamento geral do organismo", adiciona.

Reprodução internet

Para evitar a visita da leoa mensalmente, Valentina sugere incluir alimentos da lista a seguir, que são fonte de nutrientes para gerar mais bem estar e também aqueles que devem ser deixados de lado. Vale conferir:

• Incluir alimentos naturais com cores escuras, como as verduras couve, espinafre, brócolis e beterraba, e suplementos como clorella, spirulina, que podem ser adicionados a sucos ou ingeridos em cápsulas, por exemplo.

• Consumir sementes como gergelim e sementes de abóbora, e oleaginosas como castanha-do-pará e amêndoas para incrementar os pratos.

• Priorizar o consumo de proteínas adicionando grãos como feijões e lentilha, ou carnes e sardinha nas refeições.

• Ingerir carboidratos naturais como bananas, aveia, batata-doce e água de coco.

• Consumir abacate e cacau, que pode ser consumido em pó ou em tabletes de chocolates acima de 70%.

• Dar um tempo em laticínios, glúten, açúcar refinado, sal, álcool, café, refrigerantes e adoçantes para minimizar gases e desconfortos no abdômen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES