Como manter a dieta ao longo do ano?

É importante um plano um plano nutricional individualizado, passado por um nutricionista, pois vai oferece outras opções para comer dentro e fora de casa

| Shuterrstock
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Passadas as festas de final de ano e as tentações das férias, surgem as promessas de manter uma vida saudável, como praticar atividade física e ter uma alimentação balanceada. O difícil é conseguir manter o foco o calendário inteiro. Mas, segundo a coordenadora e professora do núcleo de pós-graduação em nutrição da Faculdade IDE, Joyce Moraes, adotando algumas estratégias é possível seguir o planejamento de ter uma dieta equilibrada a longo prazo.

“O primeiro passo para começar uma dieta é traçar metas e objetivos, determinar qual a sua vontade e em um papel escrever tudo aquilo que você deseja. Em seguida, procurar um profissional de nutrição para determinar qual a melhor forma de alimentação”, explica. A dieta e os tipos de alimentos mais ou menos indicados varia de acordo com cada um e o tratamento deve ser individualizado. Por exemplo, o chá verde é ótimo para emagrecer, já que é termogênico e acelera o metabolismo. Porém, se a pessoa está acima do peso por ansiedade, pode acabar atrapalhando, deixando-a agitada. Nesse caso, o de camomila, que acalma, seria um aliado melhor na dieta.

“De modo geral, o mais indicado para quem está começando uma dieta é beber bastante água e cortar os produtos industrializados, como os temperos prontos. Prefira temperar as comidas com ervas frescas, além de diminuir o consumo de açúcar e o sal. É ‘desembalar menos e descascar mais’”, instrui a nutricionista. Para quem trabalha e não consegue se alimentar em casa todos os dias, fica mais fácil cair nas tentações dos fast foods, frituras e comidas gordurosas. “Levando a comida de casa, a marmita, já ajuda bastante a comer melhor”, explica a professora de nutrição.

Porém, é importante um plano um plano nutricional individualizado, passado por um nutricionista, pois vai oferece outras opções para comer dentro e fora de casa e direcionadas para cada perfil. Mas sente falta daquele docinho, da pizza, feijoada... Sim, permita-se! É o que os nutricionistas chamam de “Dia do Lixo”, reservando um dia na semana para comer sem pensar na dieta. Mas é preciso bom senso e moderação.  “Sábado, domingo e feriados também são dias de seguir o plano alimentar. Solicite ao seu nutricionista opções saudáveis, gostosas e de alta qualidade nutricional para esses momentos”, sugere a professora de nutrição Joyce Moraes.

Confira outras dicas para manter a dieta, segundo a nutricionista Joyce Moraes:

Beber bastante água, de preferência gelada, pois acelera o metabolismo

Evitar alimentos que você não sabe como foram preparados

Evite alimentos industrializados, processados e fast foods

Diminua o consumo de açúcar e sal

O segredo é não ser radical e fugir das “dietas da moda”: com plano alimentar

 Individualizado, você terá metas possíveis, tendo noção que é a frequência que vai dá resultado e tentar seguir ao máximo.

O resultado não vem a curto prazo: o problema de manter a dieta o ano todo é que a pessoa começa motivado e vai desmotivando. Então, é preciso entender que o fruto vem a longo prazo

 Para quem quer ver resultado o ano inteiro é preciso ter foco e a receita está em permanecer firme.

 Estipule metas, como se pesar uma vez no mês, se consultar mensalmente ou a cada dois meses com um nutricionista

 Mexa-se! Além de uma alimentação saudável, é importante praticar atividade física



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES