Como Napoleão seria hoje? Brasileiro usa IA para recriar figuras históricas

Um artista digital brasileiro decidiu fazer esse desafio usando aplicativos que tratam imagens com a ajuda de inteligência artificial.

Como Napoleão seria hoje? Brasileiro usa IA para recriar figuras históricas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Você já imaginou como seria a aparência de personalidades históricas, mitológicas e/ou artísticas como Jesus Cristo, Zeus, a escultura de David de Michelangelo, Cleópatra ou Napoleão Bonaparte se eles vivessem hoje? Um artista digital brasileiro decidiu fazer esse desafio usando aplicativos que tratam imagens com a ajuda de inteligência artificial.

Leia Mais

As criações estão viralizando na internet — até do personagem Chaves existe uma versão simulando ele quando criança. Só no Instagram são 139 mil seguidores. Em entrevista a Tilt, Hidreley Dião, que mora em Botucatu (interior de SP) explica que iniciou o projeto na pandemia.

Como Napoleão seria hoje? Brasileiro usa IA para recriar figuras históricas

"Criei esse processo maluco de trabalhar com IA e estou feliz com os resultados, pois as pessoas ficam sempre impressionadas. Aprendi sozinho e hoje meu trabalho está nas principais plataformas da internet", afirma. 

"Vi que muitos artistas estavam aproveitando essas ferramentas para dar vida a estátuas e a pinturas famosas. Me desafiei a aprender e tentar a fazer algo parecido. Gostei do resultado e não parei mais", completa Dião. 

Como é o processo de criação

O artista escolhe alguma obra antiga que retrate o personagem. Em geral, rostos que possam ser reconhecidos logo na primeira olhada. Em seguida, ele procura em bancos de imagens ou entre amigos fotos de pessoas que lembrem e estejam em posição parecida com a do(a) escolhido(a).

"Procuro sempre fotos que estejam fáceis de trabalhar o formato do rosto, cabelo etc. Isso porque eu sobreponho a imagem do personagem e, através do Photoshop, vou preenchendo, começando sempre pelos olhos", diz.

Selecionar imagens parecidas com a da personalidade é o momento mais complicado do processo, já que a escolha precisa ser bem feita.

"[Depois] Com a fotografia em mãos, o processo não passa de duas horas", afirma. 

Após realizar todo o tratamento no Photoshop, ele usa os outros aplicativos que rodam com inteligência artificial para finalizar a arte, como FaceApp, o Remini(edição de imagens) e o Gradient (que transforma o rosto de anônimos no de famosos). 

Além das personalidades históricas, o artista também imaginou como seria se algumas estrelas como Elvis Presley ou Marilyn Monroe estivessem vivos hoje.

Em geral, a cada foto publicada o artista levanta um questionamento: "seria tal pessoa/personagem desse jeito nos dias de hoje?". Ele compartilha e os internautas interagem dando suas opiniões. 

Em fotos como a de Jesus e a de Cleópatra, por exemplo, internautas chegaram a levantar o questionando sobre os rostos estarem claros quando deveriam ter peles escuras. No caso de Jesus, uma internauta afirmou "Jesus era negro". Na sequência, 40 mensagens foram publicadas em resposta (concordando ou não).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES