Como perceber que as crianças estão com dificuldade para enxergar?

Esse é um momento que pede atenção dos pais e professores, principalmente em relação à saúde ocular dos pequenos

| Foto ilustrativa Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As férias de julho terminaram e as aulas do segundo semestre já iniciaram em grande parte das escolas das redes pública e particular. Esse é um momento que pede atenção dos pais e professores, principalmente em relação à saúde ocular dos pequenos. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual.

“Os erros de refração estão entre os mais frequentes e podem comprometer atividades do dia a dia e o aprendizado. Entre eles, a miopia (dificuldade para enxergar objetos que estão longe), a hipermetropia (percepção de embaçamento dos objetos em geral), e o astigmatismo (objetos desfocados ou sombreados, tanto perto como longe)”, destaca o Dr. Fabio Pimenta de Moraes, oftalmopediatra.

Mas afinal, quais indícios apontam que algo está errado?

Em casa

• Dificuldade em reconhecer objetos comuns e pessoas conhecidas a certa distância

• Falta de interesse por atividades normalmente cativantes

• Tropeçar ou bater em objetos e móveis, cair com frequência

Na escola

• “Apertar” os olhos para enxergar

• Levantar de seu lugar e se aproximar da lousa para ler o que está escrito

• Desistir de prestar atenção pela dificuldade de leitura da lousa e apostilas/cadernos

• Dores de cabeça no fim do dia de estudos pelo esforço para tentar ver melhor

Os problemas de refração devem ser corrigidos sempre que limitarem a capacidade visual das crianças, pois podem acarretar um desenvolvimento visual incompleto, comprometer o aprendizado, deixar a criança insegura e mais suscetível a se ferir em quedas ou acidentes. Tão logo seja notada essa condição, é fundamental agendar uma consulta com um oftalmologista para uma avaliação, exames e a prescrição dos óculos.

Rejeição aos óculos: o que fazer?

Reclamar dos óculos e não querer usá-los é muito comum entre as crianças, mesmo percebendo que estão enxergando melhor. Normalmente, isso acontece porque elas não gostam de se sentir diferentes dos amigos. Portanto, é importante que participem da escolha do modelo, para que optem pelo seu preferido.

“Isso é ideal para que a criança se sinta ‘dona’ dos óculos. Caso ainda tenha dificuldade, uma sugestão é que a família e pessoas do círculo social também usem óculos ou pelo menos armações, mesmo que sem grau. Também é importante fazer um reforço positivo pelo uso correto, permitindo atividades que sejam do agrado, como uma ‘premiação’, e evitar broncas excessivas quando a criança retirar os óculos, pois gera um sentimento de antipatia pelo acessório”, orienta o médico.

Atenção desde sempre

O acompanhamento médico deve acontecer desde o início, com uma primeira avaliação dentro do primeiro ano de vida, de preferência entre 4 e 8 meses e, caso esteja tudo normal, a partir de então, anualmente. Assim, a família assegura um desenvolvimento visual saudável para a criança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES