Como saber se alguém está mentindo? Confira 8 dicas

Técnicas para ajudar a descobrir quem estiver mentindo para você

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem foi que comeu aquele pedaço de torta que eu guardei na geladeira da firma? Fulano pretende pagar o que deve na semana que vem ou está me enrolando? Há momentos em que tudo o que a gente queria era ter um polígrafo por perto, né?

Como isso não é possível, talvez você possa começar a usar algumas técnicas para ajudar a pegar no pulo quem estiver mentindo para você.

Desenvolvidas pelos especialistas em credibilidade e examinadores certificados em polígrafo Dan e Lisa Ribacoff, essas técnicas sutis são baseadas em habilidades obtidas em investigações criminais, assuntos relacionados a negócios, relacionamentos amorosos e familiares, entre outras áreas.

1. Inconsistência na história

As estratégias para identificar um mentiroso no ato começam pelos fatos que estão sendo contados por ele. Uma das técnicas de interrogatório consiste em fazer a mesma pergunta mais do que uma vez, para identificar se em todas elas o entrevistado responde o mesmo.

Se a história muda muito de uma vez para outra, ou se a pessoa acrescenta fatos que antes não estavam ali na primeira versão, é provável que uma mentira esteja envolvida.

2. Fatos não acrescentam nada

Além de adicionar ou alterar fatos a cada vez que a história é relatada, a pessoa que está mentindo vai incluir na história detalhes e mais detalhes que não agregam à situação e criar a sensação de que algo ali não faz sentido.

3. Disfarça e/ou desloca a culpa

Para evitar levar a culpa, o mentiroso vai tentar você fazer esquecer o assunto, agir como se nada estivesse acontecendo ou fazer o famoso João-Sem-Braço. Se sair pela tangente não funcionar,  ele vai tentar oferecer informações que até parecem, mas não são importantes. 

Mais do que isso, a pessoa que está inventando ou distorcendo uma história para escapar de algo sabe que precisa encontrar um novo suspeito. Se seu interlocutor estiver desconfiando de outra pessoa, quem sabe ele livre a sua barra, não é mesmo?

4. Responder uma pergunta com outra pergunta

Outro ponto importante referente ao discurso de um mentiroso é que, talvez para para ganhar tempo e pensar uma resposta mais convincente, ele tende a devolver uma pergunta quando você questiona sobre algo.

Uma pessoa inocente não terá problemas em responder diretamente "não" quando alguém perguntar se ela fez algo. Mas, se a pessoa tem culpa no cartório, ainda que esteja pretendendo mentir, ela tem dificuldade em responder descaradamente "não".

5. Inquietação

Mentir ativa o sistema límbico, aquele responsável por manter você calmo em situações de estresse. Para sair da situação, você morde o lábio, esfrega o braço com a mão, mexe no cabelo ou alisa o pescoço.

6. Distância física

Ainda que seja uma distância simbólica, a tendência de quem está mentindo é se afastar do seu interlocutor. "Sentar para trás e esticar as pernas e tentar ganhar distância entre você e quem está te questionando", explicou Dan Ribacoff ao site MentalFloss. Cruzar os braços também vale!

7. Redução de contato visual

Clássico, né? É muito mais difícil de manter uma mentira quando você está olhando nos olhos de uma pessoa — especialmente se é alguém com quem você se importa. Para quem está mentindo, o contato visual dificulta (e muito) a manutenção da história.

8. Lute ou corra

Rosto vermelho, suor, respiração encurtada. Você está prestes a entrar em atrito ou a sair correndo, e a sensação é péssima. "Você passa a língua pelos lábios porque a digestão para quando a sensação de lute ou corra aparece", diz o especialista. Mas cuidado, pois os sintomas de medo ou problemas com autoridade são muito parecidos!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES