Como secar os cabelos corretamente?

Tricologistas dão dicas sobre os cuidados na hora de secar e escovar os fios.

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cabelos molhados e inverno não combinam. Na estação mais fria do ano, muita gente não abre mão do bom e velho secador para manter os fios no lugar. Há quem prefira utilizar logo após a lavagem para modelar ou apenas para finalizar a produção. Porém, o ar quente somado à falta de alguns cuidados pode prejudicar os fios e trazer danos à fibra capilar e à saúde do couro cabeludo.

Para ter cabelos bonitos e saudáveis com o uso da escova, é importante tomar alguns cuidados. As orientações a seguir são dos médicos tricologistas (especialistas em saúde capilar) João Gabriel Nunes, membro da Sociedade Brasileira do Cabelo, Carlos Henrique Camilo, especialista em transplante capilar pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e da técnica cabeleireira Renata Brandão. Confira:

1 – O que fazer antes de secar os fios?

O primeiro passo, segundo dr. João Gabriel, é escolher o xampu mais adequado para o tipo de fio e se certificar de que o cabelo não esteja encharcado. O excesso de água, além de atrapalhar na secagem, também danifica as fibras por exposição prolongada a altas temperaturas.  

 

2 – É importante hidratar os fios antes da secagem?

Para obter bons resultados e um cabelo brilhoso, a hidratação é indispensável. Conforme Carlos Henrique, é ela que protege os cabelos dos danos que a escova pode causar: o calor resseca os fios e pode torná-los quebradiços. A hidratação vai fazer a proteção dos fios, nutrindo-os e deixando-os mais fortes e brilhantes.

3 – Quantas vezes na semana se pode utilizar o secador?

O ideal é secar os fios com o aparelho no máximo duas vezes por semana. É importante que o cabelo esteja sempre preparado para receber o calor do secador. A utilização de um protetor térmico é recomendada.

4 - Como escolher a escova ideal? Qual escova utilizar para cabelos lisos, ondulados, cacheados ou crespos? Segundo a técnica cabeleireira Renata Brandão, as escovas devem ser escolhidas de acordo com o tipo do fio. Cabelos grossos e de difícil alinhamento devem utilizar escovas de maior tração, isso facilitará a escovação (escovas de tufagem diagonal ou com as pontas arredondadas).

Mulheres com cabelos médios e finos que não trazem muita dificuldade de alinhamento devem escolher escovas de tufagem reta. Já os cabelos porosos e quebradiços podem contar com a suavidade das escovas de tufagem única que não danificam os fios.

 

5 – Para quem seca os cabelos em casa, quais cuidados tomar com a escova?

A Marco Boni, possui um acessório (8092) limpador de escovas que retira o excesso de fios sem danificar as cerdas.

 

6 – E no salão? Quais são os cuidados necessários?

Segundo o médico João Gabriel, é importante confiar no profissional que fará o procedimento para que não haja exageros. Utilizar pomadas ou cremes oleosos na finalização da escovam podem dar um aspecto “pesado” ao fio.

Siga as orientações dos especialistas para ter sempre um cabelo bonito e saudável.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES